O seu canal diário de Notícias
Senar

TJTO contribui para implantação do Eproc em outros tribunais por meio de acordo de cooperação técnica

O TJTO, TJRS e TJSC assinaram o documento como órgãos auxiliares na implantação da ferramenta, comprometendo-se a fornecer suporte, manutenção, treinamento e desenvolvimento do Eproc nos Tribunais contemplados

 

O acordo de cooperação técnica que autoriza o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a disponibilizar o Sistema de Processo Eletrônico Judicial, conhecido como Eproc, para os Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Acre (TJAC) foi oficializado em cerimônia realizada nesta quinta-feira (7/12) na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em Porto Alegre.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a vice-corregedora da Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, participaram virtualmente da cerimônia.

O TJTO, TJRS e TJSC assinaram o documento como órgãos auxiliares na implantação da ferramenta, comprometendo-se a fornecer suporte, manutenção, treinamento e desenvolvimento do Eproc nos Tribunais contemplados.

Até então, o TJTO detinha a exclusividade na região Norte ao utilizar o Eproc, sistema que está em operação há 12 anos, contando com mais de 2,4 milhões de processos cadastrados e aproximadamente 57,8 mil usuários ativos, conforme dados de junho de 2023.

A presidente do TJTO destaca que o Eproc representa um avanço significativo no judiciário tocantinense, consolidando-se como uma ferramenta tecnológica que proporciona agilidade, segurança, transparência e eficácia à prestação jurisdicional no Tocantins. Etelvina Maria Sampaio Felipe reafirma o compromisso de colaborar com os demais Tribunais na implantação do Eproc”, menciona a notícia.

Na cerimônia, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, enfatizou a importância do Eproc, descrevendo-o como “a prova de que o serviço público brasileiro, os servidores públicos e o Poder Judiciário conseguem criar soluções”. E destaca que o sistema está sendo adotado por grandes instituições judiciárias do país.

EPROC 

O Eproc teve início em 2003 nos Juizados Especiais Federais dos estados do Sul. A partir de 2010, expandiu seu uso para todas as matérias e graus de jurisdição, abrangendo desde a primeira instância até o TRF4. O sistema foi integralmente desenvolvido por profissionais da área de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 4ª Região, garantindo a segurança das informações e um custo acessível aos cofres públicos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais