O seu canal diário de Notícias
Senar

Sexta captação de órgãos de 2023 realizada no Tocantins, beneficia cinco pessoas na lista de transplantes

A ação foi viabilizada graças à autorização dos familiares de um paciente de 47 anos, vítima de um acidente de trânsito e diagnosticado com morte encefálica

 

Nessa quinta-feira, 27,  aconteceu no Hospital Geral de Palmas (HGP), a sexta captação de múltiplos órgãos do Tocantins neste ano. A ação foi viabilizada devido à aprovação dos familiares de um paciente de 47 anos, vítima de um acidente de trânsito e diagnosticado com morte encefálica.

Durante a operação, foram captados os rins, encaminhados para São Paulo e o fígado, destinado a um paciente do Paraná, além de duas córneas que permaneceram no Tocantins. Ao todo, cinco pessoas que aguardavam na fila do Sistema Nacional de Transplantes foram beneficiadas.

A captação dos órgãos é resultado do esforço conjunto da equipe da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), da Organização de Procura de Órgãos, do Hospital Geral de Palmas, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), e do Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto).

Marília Batista Ribeiro, enfermeira da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) e coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), ressaltou a importância do ato de doação como uma demonstração de amor ao próximo, destacando que ele beneficia diversas pessoas que estão na lista de espera por transplantes.

A enfermeira ainda enfatizou a necessidade de comunicar claramente aos familiares a vontade e intenção de ser um doador de órgãos, uma vez que apenas eles têm a prerrogativa de autorizar a doação.

Para aqueles que desejam ser doadores de órgãos, é indispensável informar previamente esse desejo à família, pois são os familiares dos pacientes que detêm a responsabilidade de autorizar a captação dos órgãos.

Os órgãos captados são direcionados a pacientes que aguardam em uma lista de espera única e nacional, sendo que a compatibilidade entre doador e receptores é estabelecida por meio de exames laboratoriais realizados logo após a autorização dos familiares.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais