Escola corre risco de desabar e Estado tem 30 dias para apresentar plano de reforma, determina TJTO

Escola corre risco de desabar e Estado tem 30 dias para apresentar plano de reforma, determina TJTO
Foto: Divulgação

 

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) acolheu recurso do Ministério Público (MPTO) e, por meio de liminar, exigiu que o Estado apresente, em até 30 dias, um plano detalhado para a reforma completa da Escola Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo. Laudos técnicos e imagens anexadas ao processo apontam risco de incêndio e desabamento da unidade.

A decisão, datada de quarta-feira, 15, determina que o plano inclua um cronograma completo, prevendo que a obra seja concluída em até seis meses.

Segundo a ação civil pública, o risco de incêndio é causado pela sobrecarga no sistema elétrico, enquanto o perigo de desabamento se deve ao forro de madeira deteriorado, com sinais de ruptura em várias salas. Também são relatadas infiltrações graves, banheiros inutilizados e outras falhas estruturais que comprometem a segurança e o funcionamento da escola.

Tentativa de resolução administrativa

Antes de recorrer à Justiça, a Promotoria de Novo Acordo enviou recomendação à Secretaria Estadual da Educação, mas não obteve resposta satisfatória.

Inicialmente, o pedido de liminar foi negado pelo 1º grau da Justiça. Em seguida, o MPTO recorreu ao TJTO, que deferiu a medida.

Fundamentação da decisão

O TJTO reforçou que o direito a uma infraestrutura escolar adequada é obrigação do Estado, garantindo o acesso e permanência segura dos alunos. “Quando tais parâmetros são desconsiderados, resta configurada omissão estatal, autorizando a atuação do Poder Judiciário como garantidor dos direitos fundamentais constitucionalmente assegurados”, registra a liminar.

Caso a determinação não seja cumprida, está prevista multa diária pessoal de R$ 5 mil ao secretário de Educação.

Autor da ação

A ação civil pública foi proposta pelo promotor João Edson de Souza, titular da Promotoria de Novo Acordo.  A Escola Estadual Professora Eliacena Moura Leitão é a única escola da rede estadual em Novo Acordo, atendendo a todos os estudantes da cidade.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias