OABTO acompanha denúncia e reforça apoio a advogado vítima de violência e cárcere em Araguaína

OABTO acompanha denúncia e reforça apoio a advogado vítima de violência e cárcere em Araguaína
Foto: Divulgação OAB/TO

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) e a Subseção de Araguaína seguem de perto a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) contra H. S. da S., acusado de um crime cometido em 7 de julho de 2025, em Araguaína, contra o advogado Brás Pereira Arrais.

Durante a ação criminosa, o advogado foi mantido em cárcere privado, sofreu agressões físicas, foi coagido a entregar bens pessoais e teve prejuízos financeiros por meio de transferências bancárias forçadas.

A OABTO classificou o atentado como uma “retaliação covarde contra o legítimo exercício da advocacia” e destacou que atuou imediatamente após tomar conhecimento do caso. A entidade mobilizou a Presidência da Seccional, a Procuradoria de Prerrogativas e a Subseção de Araguaína, utilizando todos os mecanismos institucionais para agilizar as investigações.

O acompanhamento também foi feito pelo representante de prerrogativas de Araguaína, Bred James Neres Nunes Sousa.

Prisão do suspeito e denúncia

O trabalho conjunto das Polícias Civis do Tocantins e do Pará resultou na prisão do principal suspeito. Ele já foi denunciado pelo Ministério Público à 1ª Vara Criminal de Araguaína pelos crimes de roubo majorado e extorsão mediante violência.

Compromisso com a advocacia

O presidente da OAB Tocantins, Gedeon Batista Pitaluga Júnior, e o presidente da Subseção de Araguaína, Davi Santos Morais, afirmaram que a Ordem continuará acompanhando todas as fases do processo, cobrando a responsabilização dos envolvidos.

“A justiça para um advogado é a garantia de segurança para toda a classe e, em última análise, para o próprio cidadão. As prerrogativas não são privilégios, mas garantias inegociáveis do devido processo legal”, afirmou o presidente da Subseção de Araguaína.

Para a procuradora-geral de Prerrogativas da OABTO, Aurideia Loiola, ataques a advogados não atingem apenas a vítima individual, mas ferem o direito de defesa do cidadão e a Justiça como um todo. “É por isso que a Procuradoria de Prerrogativas da OAB atua de forma firme e imediata nesses casos, acompanhando as ocorrências, prestando apoio aos colegas e exigindo providências das autoridades competentes”, destacou a procuradora.

Defesa da integridade da classe

A OABTO reforçou que não recuará diante de ataques à advocacia e reafirmou seu compromisso com a proteção do Estado Democrático de Direito e a segurança dos profissionais da área.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias