Prefeitura de Aparecida do Rio Negro é alvo do MP após 13 anos sem concurso e contratações irregulares

Prefeitura de Aparecida do Rio Negro é alvo do MP após 13 anos sem concurso e contratações irregulares
Foto: Reprodução/JusTocantins

 

O Ministério Público do Tocantins ajuizou, nessa quinta-feira, 13, uma ação para que a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro seja obrigada a promover um novo concurso público e interromper contratações irregulares. O município não realiza seleção efetiva desde 2012, período que já ultrapassa uma década.

A iniciativa partiu do promotor João Edson de Souza, da Promotoria de Justiça de Novo Acordo, que identificou a permanência de servidores contratados e comissionados ocupando funções típicas de concursados, a exemplo de assistente administrativo, técnico de enfermagem e motorista. Conforme pontuou, a prática viola os princípios da moralidade, da impessoalidade e a regra constitucional do concurso público.

Levantamentos encaminhados pela própria gestão municipal em 2024 revelam que a presença de servidores efetivos é minoritária em quase todos os setores. Os números mostram apenas 44,9% de efetivos na educação; 47,1% na saúde; 20,8% na assistência social; e 21,6% na administração geral. Para o Ministério Público, esse cenário evidencia que os vínculos temporários predominam na estrutura do município.

Tentativas anteriores e alerta do TCE

Antes da ação judicial, o MPTO buscou resolver o problema na esfera administrativa. O Tribunal de Contas do Estado já havia emitido um alerta em 2022 sobre falhas no quadro de pessoal, destacando a repetição das contratações temporárias e o déficit de servidores concursados. Como não houve providências concretas, a Promotoria decidiu recorrer ao Judiciário.

Medidas solicitadas

Entre os pedidos apresentados, o Ministério Público quer que a prefeitura encerre contratações consideradas irregulares, desfaça contratos temporários que não se enquadrem nas exceções previstas na Constituição e dê início imediato ao processo para realização de concurso público. O prazo sugerido para essas ações é de 90 dias.

Prazo para realização do concurso

Após esse período inicial destinado aos trâmites administrativos, o Município deverá aplicar a prova do concurso público em até 180 dias. A seleção deve contemplar os cargos vagos e essenciais ao funcionamento da administração de Aparecida do Rio Negro.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias