Agro e Jardim

Você sabe quando é necessário e como usar a Creolina

Publicado por
Kah Silva

Caparaó-MG, domingo, 24 de setembro de 2023. Por Kah Silva – Se você está com infestação de bichos em volta de casa a Creolina pode ser a solução.

Esse nome popular e antigo, é usado para eliminar pragas. Como o bicho de pé, pulgas, carrapatos, aranhas, entre outras espécies que incomodam e podem transmitir doenças.

A Creolina é formada por creosoto de sódios, fenol e mais alguns compostos químicos. Eles possuem cheiro muito forte, podendo ser tóxico se aplicado próximo a humanos e animais.

Você sabe quando é necessário e como usar a Creolina – pixabay

Como a Creolina pode ser usada para desinfecção?

1 frasco com 100ml de Creolina pode ser dissolvido em até 5 litros de água. Coloca a mistura numa bomba ou pulverizador manual. Jogue por todo local que esteja cheio de pragas ou bactérias.

Depois de 12 horas lave tudo muito bem com sabão e jogue novamente. E repita a lavagem antes de colocar os animais no local. Se for próximo de casa faça o mesmo processo.

Pode usar o produto diretamente no corpo?

Não. Nossos avós costumavam colocar o líquido diretamente em feridas provocadas por carrapatos ou bichos de pé. Mas ele é um produto químico de alto teor e não pode ser aplicado na pele.

Além disso, ela tem um cheiro muito forte que pode provocar intoxicação respiratória. Tanto em humanos como nos animais. Em aves pode até matar.

Quais tipos de pragas a Creolina mata?

  • Insetos e rastejantes: pulgas, carrapatos, ácaros, piolhos, moscas, formigas, mosquitos, lesmas, piolho de cobra, lacraias.
  • Fungos e microrganismos: mofo, bactérias e alguns vermes.
  • Madeira: Cupins e brocas.

Como acabar com infestação de piolho de galinha

A Creolina também ajuda a prevenir doenças animais por eliminar grande parte das pragas transmissoras. E também afastam cobras e aranhas de perto do local de aplicação.

O uso da Creolina pode ser periódico de contenção de pragas no ambiente. Mas sempre cuidando para que não afete as pessoas e nem os animais. Por isso busque ajuda profissional para casos mais graves de infestação antes de começar. E remova os animais do local o mais rápido possível.

É importante usar luvas e mascara. Se tiver feridas nas mãos pode arder muito e provocar coceira e irritação na pele.

Kah Silva

Redatora com formação em administração, agronegócios e gestão de pessoas. Em busca de qualidade de vida e conhecimento.