Caparaó-MG, segunda-feira, 25 de setembro de 2023. Por Kah Silva – O que você pensa quando o assunto é galinheiro sustentável? Esse tipo de criação nada mais é que não alimentar os animais com ração. Usar meios dentro do próprio ambiente para alimentar e produzir.
A sustentabilidade é a forma de produzir sem industrializados. Isso ocorre de forma natural e orgânica.
Um galinheiro sustentável vai sobreviver com milho, água, sobras de casa e da horta e também o que biodiversidade fornecer para elas. Vamos conhecer como fazer isso acontecer:
O que é preciso saber antes de pensar em fazer um galinheiro sustentável?
Para começar, um galinheiro sustentável precisa de espaço. Elas não ficam confinadas. Escolha um local onde tenha terra para o banho de poeira e que seja fresco, mas não pode ser úmido.
O espaço precisa de mato e área para pastar e uma casa para que possam botar os ovos e dormir. Você pode colocar lâmpadas de LED do lado de fora da casinha, para espantar predadores noturnos.
No cercado das galinhas caso elas precisem ser presas. Faça primeiro no chão uma barreira com pedras, tijolos velhos ou madeira e suba as telas. Essa barreira vai evita que animais como o cachorro do mato cave buracos e consiga entrar no galinheiro.
A alimentação das galinhas
A alimentação delas consiste em restos de vegetais da horta ou da cozinha. Não dê nada animal, como gorduras e pedaços de pele.
A água precisa ser limpa e corrente de preferência. Pode usar apenas um gotejador simples para deixar ela mais fresca e sem oxigênio.
As galinhas podem se alimentar de proteínas, além do milho e folhas. Elas podem ser de bichos de madeira, aranhas e minhocas. Apesar de ninguém gostar, o ideal seria elas ficarem soltas.
Além da limpeza e prevenção até contra escorpiões e lacraias. As galinhas são ótimas para manter o crescimento do mato em torno de casa.
A função da horta para o galinheiro sustentável
A horta deve ser próxima ao galinheiro, para que na limpeza diária você já jogue tudo para elas. E quando retirar as fezes do galinheiro aproveite e coloque nos canteiros.
Se o clima onde mora é quente, deixe bastante passagens de ar no galinheiro onde elas vão dormir e botar. Proteja com tela própria com rendas menores.
Limpeza e manutenção do galinheiro
Pinte o telhado e as madeiras de branco sempre que sujar muito e perder a cor. Isso não só dará mais frescor quanto facilita a enxergar problemas, como uma infestação de piolhos e carrapatos ou até pulgas entre outros insetos.
Mantendo a rotina da horta com o galinheiro, já será suficiente para manter produtivo as duas produções.
Lembrando que depende da quantidade de galinhas. Afinal, não estamos falando de uma produção para venda, apenas para consumo em casa e da família.