Londrina, segunda-feira. 06 de setembro de 2023. Por Emely Pinheiro – Temperos para plantar em casa. Se você gosta de uma comida saborosa, deve saber que o tempero correto na comida certa, faz tudo ficar muito mais saboroso. Já imaginou ter temperos frescos disponíveis todos os dias para você?
Hoje vou dar dicas e explicar sobre 13 temperos, que você pode cultivá-los na sua casa. Você pode iniciar do zero, montando sua própria hortinha, ou pode também uma ideia bacana é montar uma horta suspensa, chique e moderna. Não tem que se preocupar com grandes espaços, ou um quintal maneiro para ter acesso a uma horta. Você pode morar no centro da cidade, em um apartamento, e ainda sim, pode ter uma horta só sua com alimentos livres de químicos e conservantes.
Tudo que é natural é mil vezes melhor, do que o que você compra sendo processado. O que é difícil é a paciência e o cuidado para manter uma horta. Mas aqui estão 13 temperos que não pedem muito cuidado, e nem muito esforço, e dão um tcham na sua comida, estamos falando do Alecrim, Cebolinha, Coentro, Estragão, Gengibre, Hortelã, Manjericão, Manjerona, Orégano, Pimenta dedo de Moça, Salsa, Sálvia e Tomilho.
O Alecrim, é perfeito para fazer carne de porco, peixe, molhos, principalmente se for molho vermelho, massas, pães, e várias outras coisas. É um bom aliado para se ter em casa sempre disponível.
A Cebolinha é super conhecida, aqui em casa sempre usamos, ela faz parte da nossa cozinha. É usada para saladas, sopas, e molhos, mas aqui também colocamos em carnes de panela, quando fazemos maionese, macarrão gelado. Sempre que meu coração manda, eu acrescento a cebolinha para dar um saborzinho.
O Coentro. Ele divide opiniões, tem quem goste, e tem quem não passe nem perto. É um tempero mais forte, geralmente utilizado em comidas indianas e mexicanas, mas bem popular no norte do nosso Brasil. Uma curiosidade sobre nosso amigo coentro, é que ele também pode ser utilizado como remédio natural, utilizado para digestão, e dores nas articulações.
Estragão, esse aqui é utilizado em comidas francesas, chique. Sabe quando você vai no mercado, e vê “ervas finas”? Então o Estragão está no meio. Ele combina com vários pratos, carnes, cremes, molhos, saladas, pães, ele é uma peça coringa para vários pratos, vale a pena cultivar na sua hortinha, ele não vai decepcionar.
O Gengibre. Esse aqui pra quem faz academia é batata! Vale muito a pena ter em casa, pra fazer pratos fits. Mas ele também é bom para temperos, para carnes, sopas, doces, chás, e pode ser utilizado como remédio natural. Em pratos asiáticos ele é bastante utilizado, carne de porco frita com um pouquinho de gengibre fica ótimo.
Hortelã, ela não pode faltar na sua horta. É usada para sucos, drinks, chás, remédios… e é fácil de cuidar. Ela é utilizada bastante em pratos árabes, mas é uma excelente aliada na horta de casa, suco de abacaxi com hortelã está no top 5 melhores sucos já inventados.
Manjericão. Esse é utilizado nas comidas italianas, chique também. E como um bom tempero para comidas italianas, ele é bastante utilizado em molhos e massas. Então já sabe né? Quando quiser fazer uma diferença num molho, ou em um macarrão, esse é o momento do manjericão brilhar, essa é a praia dele.
Manjerona. Esse tempero é pouco conhecido, facilmente confundido com o manjericão, mas ele é diferente. A manjerona tá mais pra família do orégano. E pode usar em massas, legumes e saladas. Ela pode ser usada tanto desidratada quanto fresca, então é uma boa pedida para a sua hortinha.
Orégano. Eu particularmente sou fã do orégano. É usado para pizzas, ou seja, ele é perfeito porque quem não gosta de pizza?! O tempero perfeito para o prato perfeito. Também é usado em massas e molhos. E produz muito facilmente, então é bacana investir no orégano.
Pimenta dedo-de -moça, linda e com um sabor marcante. Pode ser usada para fazer pimentas em conserva, pode ser usada para enfeitar o prato, e como tempero obviamente. Se você não é muito fã de pimenta, talvez não seja a mais bem pedida. Mas se você gosta, essa pimenta é o que você precisa na sua hortinha.
Salsa ou Cheiro-verde para os íntimos. Essa aqui, como a cebolinha, está em todos os cantos aqui no nosso Brasil. Ela pode ser usada para molhos, assados, saladas, sopas, massas, uma infinidade de coisas. E tem propriedades medicinais também, pode ser usada como diurético, tem ação antidepressiva e cicatrizante. Um show de erva para ser cultivada na sua hortinha.
Sálvia. Tem um sabor forte, pra gostar dela tem que dar chances. Ela é ótima para temperar carnes, tanto carnes de frango como também carnes bovinas, cordeiros e carne de porco. Pode ser usada para azeites e licores. Ela é uma erva mais gourmetizada.
Tomilho. Ele é coringa, tem que ter um espaço na sua horta para ele. Pode ser utilizado em molhos vermelhos, massas, carnes, e tem ação medicinal também, sendo utilizado para doenças antirreumáticas e problemas com digestão.
Lembre-se, cada erva tem seu jeitinho de ser cuidada, antes de investir na produção caseira de alguma delas, é interessante procurar como cada uma se adapta a cada ambiente, e quais seriam mais fáceis de produzir no seu ambiente. Todas as citadas aqui são de fácil cultivo, mas ainda sim exigem um pouco de cuidado e atenção, como qualquer outra planta.
Se você ainda não se arriscou no mundo dos temperos, uma dica para você que quer começar, é ir testando o sabor de cada tempero, até que você saiba a quantidade adequada e o sabor que cada alimento tem com cada tempero. Assim você evita de acabar arriscando um tempero em um alimento, e não gostar.