Caparaó-MG, segunda-feira, 25 de setembro de 2023. Por Kah Silva – Será que funciona mesmo se colocar água em saco transparente afastam moscas?
Primeiro vamos entender de onde surgiu isso. Antigamente, tipo na época dos nossos avós e bisavós, alguém colocou água em um recipiente transparente e viu que as moscas não se aproximavam.
Como não tinha na época produtos repelentes para esses insetos chatos. A moda de que água em saco transparente afastam moscas, pegou. E passaram a colocar vários saquinhos transparentes pela casa toda.
A teoria sobre isso é que a mosca fica incomodada com o reflexo de luz que a água reflete pela transparência da sacola.
É mito. Isso é muito usado até hoje, mas dizer que a água em saco transparente afastam moscas não traz resultados significativos. Para o produto realmente valer como solução, teria que ter uma proporção maior de resultados. E isso não acontece só com alguns saquinhos de água espalhados no ambiente.
A luz que incomoda as moscas precisa estar pegando neles e justamente na direção que a mosca voa. O que não passa de uma coincidência.
Mas mentalmente pode aliviar um pouco o estresse que esses bichos provocam na pessoa. Além do zumbido, eles são transmissores de bactérias, vírus e são bem nojentos.
Tem sim. O ideal para afastar insetos é colocar telas mosquiteiras nas janelas. Mas também tem inseticidas naturais, como plantas dentro de casa que afastam.
O manjericão do mato, conhecido como basilicão, tem um cheiro forte e marcante. Assim como o cravo-da-índia e a canela em pau que podem ser espetados em limão ou laranja mais ácida.
Existem muitas opções de óleos essenciais próprios para afastar insetos de um ambiente. Aromatizantes lavanda, hortelã-pimenta, citronela, canela e eucalipto são os mais comuns.
E é importante ter sempre alimentos bem tampados. As moscas são atraídas pelo cheiro da comida, dos temperos, e elas ficam rodeando à procura. A limpeza da casa também coopera muito. Pois a limpeza evita que atrativos das moscas fiquem mais aparentes, como água parada e até a própria poeira.