Caparaó-MG, terça-feira, 26 de setembro de 2023. Por Kah Silva – Quem ainda não pensou em conciliar a produção com visitantes que querem conhecer a agricultura de perto, segue a dica.
O agro está em alta, muita gente já percebeu que além de fonte de alimentos é fonte de renda.
Você sabia que tem crianças que não sabem de onde vem o leite, nunca viram uma criação de perto? Pois é, por isso o agro turismo tem crescido muito. Famílias das grandes cidades que não tem acesso a isso, estão buscando experiências.
Conhecer como é produzido um alimento e as rotinas rurais são muito gratificantes. E quem só vê cimento e carros por todos os lados tem usado fazendas de produção para sair da agitação das cidades.

Como introduzir o agro turismo na propriedade?
Primeiro se organizar e ver como e quantas pessoas pode receber. Os visitantes não estão procurando luxo, mas sim experiências reais e paz.
O público quer lugares limpos para comer, dormir e atividades ao ar livre. Se não fornecer dormitório estabeleça horários para visitação.
Visitas na colheita conhecer a agricultura de perto
A colheita é um privilégio para quem não tem isso a qualquer momento. O prazer de pegar uma fruta no pé, fresca e comer, é sem igual.
Além disso, dependendo do seu espaço, pode dar acesso aos visitantes para cozinhar suas próprias refeições. Colher e limpar e preparar os alimentos.
Isso promove união, socializa pessoas diferentes e quebra conceitos por falta de convivência.
Preparação dos alimentos na propriedade
Fábricas de leite, queijos, compotas, doces, salgados, qualquer tipo. Participar os visitantes, mostrar como é o processo. É isso que muitos estão procurando. Principalmente crianças e adolescentes, tem interesse em conhecer coisas novas. Sair do mundo digital para o mundo real.
Passeios para conhecer a agricultura de perto
Mesmo que no início não tenha condições para realizar muitas atividades, faça aos poucos. Vá conhecendo o que as pessoas gostam de fazer na sua propriedade. E não deixe de investir em novidades, como plantações diferentes.

Fora da sua propriedade, pode construir parcerias com vizinhos ou levar os visitantes para conhecer áreas que possuam cachoeiras e mata diversificada, eles gostam de belas paisagens.