Agro e Jardim

Cultive seus cactos longe da sombra e água fresca

Publicado por
Bruna Vaz

Campinas, sexta-feira, 29 de setembro por Bruna Vaz – Os cactos são plantas bem legais, né? E o que é mais doido é que tem gente que acha que essas belezinhas precisam de sombra e água a toda hora, mas na real, isso não tá certo, vamos te explicar porque, e de um jeito mais fácil, para todo mundo entender.

Cultive seus cactos longe da sombra e água fresca – Reprodução Internet

Sabe onde surgiram os cactos?

Primeiro, os cactos são quase todos da vibe do deserto, ou seja, eles crescem em lugares onde faz um calorão, a umidade é baixa e a terra é seca. Isso aí moldou essas plantinhas de um jeito único, elas não são fãs de sombra e água fresca, elas tão mais para curtir o sol quente mesmo.

Luz solar

Se você quer ver seus cactos no auge da forma, o jeito é deixar eles pegarem um solzão direto, por umas seis horas por dia, pelo menos, essa luz do sol é fundamental para eles fazerem a fotossíntese, que é a alimentação deles. Se você mantiver essas verdinhas na sombra, elas vão ficar meio tristes e fracas, tentando achar a luz.

Rega

Aqui vai um papo reto sobre regar cactos: menos é mais, essas plantas não curtem muita água. Na verdade, na natureza delas, água é um negócio raro, se você encharcar o solo o tempo todo, as raízes podem apodrecer e essas plantinhas podem acabar morrendo. Regue bem, mas de vez em quando, e use um solo que deixa a água escoar direitinho. Pode fazer o teste aí na sua casa, deixe ele uma semana na sombra e depois exposto ao sol e veja a diferença.

Cultive seus cactos longe da sombra e água fresca – Reprodução Internet

Vasos

Para manter seus cactos na vibe certa, escolhe um vaso legal, de barro ou cerâmica são bons, porque o solo pode respirar e a água a mais evapora rapidinho. E não esqueça de ter uns furinhos no vaso, para água não ficar acumulada.

Temperaturas frias

Cactos adoram o calor, mas não curtem muito o frio intenso, se você mora em um lugar onde o inverno é gelado, protege essas plantinhas. Leve elas para dentro ou cobre com um pano durante a noite.

Se você quiser seus cactos saudáveis e cheios de vida, lembra de fazer o rolê do deserto para eles, sol na medida, pouca água e solo que não segura a água são os segredos.

 

Bruna Vaz

Moro em Campinas-SP. Apaixonada por livros, e desta paixão surgiu o amor pela escrita. Designer nas horas vagas, sonho em viajar o mundo, mãe de pet, Grifinória e Swiftie.