Após alta na conta de água, governador Wanderlei Barbosa determina análise para cancelar reajuste

Após alta na conta de água, governador Wanderlei Barbosa determina análise para cancelar reajuste
Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou nesta quarta-feira, 7 , a abertura imediata de uma análise administrativa para tentar barrar o aumento de 9,37% na conta de água e esgoto cobrada pela BRK Ambiental. O reajuste foi autorizado durante a gestão interina e já está sendo aplicado aos consumidores.

Ao comentar a decisão, Wanderlei Barbosa afirmou que o reajuste é injusto e pesado para as famílias tocantinenses. Segundo ele, o Estado não vai aceitar aumentos considerados abusivos, principalmente em um serviço essencial como o abastecimento de água.

O governador também criticou a forma como o reajuste foi autorizado. De acordo com ele, a resolução que permitiu o aumento não foi publicada no Diário Oficial do Estado, aparecendo apenas no site da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), mesmo assim com o reajuste já em vigor.

A autorização do aumento partiu da ATR, que agora irá reavaliar o processo para identificar alternativas legais que permitam a revisão ou o cancelamento da medida. Após essa etapa, o caso será encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para análise jurídica.

ATR reconhece inconsistências

O presidente da ATR, Matheus Martins, afirmou que a agência considera estranha a ausência de publicação oficial da resolução e destacou que o posicionamento técnico anterior era contrário ao reajuste. Segundo ele, a agência vai cumprir a determinação do governador e adotar as providências necessárias para tentar cancelar o aumento.

Aumento já atinge 46 municípios

O reajuste de 9,37% foi autorizado em 5 de novembro, durante a gestão interina, e começou a valer no início de dezembro. A medida afeta 46 municípios atendidos pela BRK Ambiental.

Mais serviços também ficaram mais caros

Além da tarifa de água e esgoto, o reajuste também elevou o valor de mais de 100 serviços prestados pela concessionária, como troca de hidrômetro, ligação de água e religação após corte, aumentando ainda mais o impacto no bolso dos consumidores.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias