Editorial

IBGE está realizando a devolução das taxas de inscrição dos Processos Seletivos Simplificados cancelados

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando a devolução das taxas de inscrição dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) cancelados do Censo Demográfico 2021 (Agente Censitário Municipal/Agente Censitário Supervisor e Recenseador). A devolução se dará somente por meio de cadastramento no sistema disponível no site do órgão.

Conforme o informativo disponível no portal haverá duas  duas opções de modalidade para o recebimento do valor: Através de depósito bancário em conta corrente e Através de saque em agência do Banco do Brasil mediante Ordem Bancária:

Ao optar pela primeira opção, o candidato deverá ficar atento às seguintes informações: A conta corrente informada precisa estar ativa, em nome do próprio candidato e não pode ser conta poupança, conta salário ou conta conjunta; O depósito será realizado em até 40 dias após a conclusão da solicitação neste sistema; Para que a devolução seja realizada, o CPF do candidato deve estar em situação regular junto à Receita Federal.

Já no segundo caso, o saque em agência do Banco do Brasil mediante Ordem Bancária, a atenção dever ser em relação ao recebimento de mensagem via email informado neste sistema, onde será informado o prazo exato para saque do valor em agência do Banco do Brasil. Para o saque mediante Ordem Bancária não é necessário ter conta corrente no Banco do Brasil, basta comparecer a uma agência com documento de identidade e CPF.

Para quem efetuou o pagamento da taxa de inscrição do PSS do Censo Demográfico 2020 (Agente Censitário Municipal/Agente Censitário Supervisor e Recenseador) e ainda não recebeu a devolução, iniciada em janeiro de 2022, também será preciso solicitar a devolução por este sistema.

Lorena Karlla Mascarenhas