Editorial

Hojé (31) é o último dia do prazo para a coleta de dados do Censo Escolar 2023

Publicado por
Fernanda Vieira

Nesta segunda-feira (31), é o último dia do prazo para realizar a coleta da primeira etapa do Censo Escolar deste ano. De acordo com assessoria, todo o processo é feito pelo Sistema Educacenso e totalmente on-line. Os trabalhos de coleta das informações são feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep),

Conforme informado, o objetivo do Censo Escolar 2023, é apurar os dados sobre as instituições de ensino, bem como levantar o desenvolvimento das turmas, professores, alunos e gestores.

A assessoria relatou ainda que a segunda etapa da operação tem a previsão de ser realizada em fevereiro do ano que vem, e já contará com o levantamento de várias informações, como por exemplo: quantos alunos foram transferidos ou deixaram de estudar, os que acabaram falecendo, e o rendimentos dos estudantes, como os aprovados e reprovados.

O resultado na primeira etapa do Censo Escolar 2023 deverá ser divulgado em janeiro de 2024.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é considerado a melhor forma de estar colhendo informações sobre o desenvolvimento geral das escolas de educação básica, tanto municipais, estaduais e particulares. Toda a operação conta com a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Além da educação básica, o Censo também abrange o ensino regular, especial, educação profissional e tecnológica e também o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Com a coletas dos dados é possível fazer um levantamento sobre as necessidades dos estudantes em relação aos programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, Glaucia Gomes dos Santos, o Censo é de suma importância não somente para os estudantes, mas também para a população no geral.

“A instituição em si desempenha um papel vital na melhoria das políticas públicas educacionais, e, portanto, tais respostas dadas durante o questionário devem ser todas verídicas”, finalizou.

Fernanda Vieira