Editorial

Filme tocantinense: ‘O Barulho da Noite’ compete no 51º Festival de Cinema de Gramado

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

É neste sábado, 19, que será conhecido o vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, e o filme tocantinense ‘O Barulho da Noite’ está na competição, disputado o troféu Kikito com outras cinco produções. Dirigido pela cineasta e roteirista Eva Pereira, o longa teve estreia na última terça, no festival, com uma boa recepção do público, conforme a equipe de divulgação que acompanha a participação no evento. Essa é a primeira vez que uma produção do Tocantins consegue tal feito, que é ainda mais representativo por se tratar do único longa concorrente ao prêmio que é dirigido por uma mulher.

A produção local recebeu apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

A seleção de ‘O Barulho da Noite’ foi entre 300 produções inscritas. A curadoria foi assinada pelo ator e diretor, Caio Blat; o jornalista, escritor, crítico de cinema e professor, Marcos Santuário; e a atriz e cantora argentina, Soledad Villamil.

Filme e atores tocantinenses

A obra cinematográfica foi filmada na zona rural de Palmas e também tem na equipe, atores locais com Luiz Melchiades, Léo Pinheiro, Mercês Campelo, Cícero Belém, Antista do Acordéon, Wetemberg Nunes e Chiquinho Chocolate. E ainda as atrizes mirins, Alícia Santana, 8 anos, de Mateiros, e Ana Alíce Dias, de apenas 4 anos (quando da filmagem em 2018), que é de Miracema. Já a produção é da MZN filmes, empresa de Palmas, em coprodução com a Bananeira Filme.

Sinopse

Tendo um elenco de estrelas nacionais com Marcos Palmeira e Emanuelle Araújo, ‘O Barulho da Noite’ traz o drama de Maria Luíza, uma menina de 7 anos, e uma crise familiar envolvendo um tema delicado, o abuso infantil, visto do ponto de vista das crianças, a perda da inocência, a dor silenciada e o sofrimento que permeia a situação.

(Com informações da FCP e da assessoria do filme)

Lorena Karlla Mascarenhas