Categorias: Geral

Dia do índio ou dia dos Povos Indígenas? Entenda o que mudou

Publicado por
Flávia Ferreira

Algumas pessoas se depararam com uma mudança de nomenclatura nesta quarta-feira, 19, do que era anteriormente conhecido como “Dia do Índio” para “Dia dos Povos Indígenas”.

Essa mudança ocorreu como parte de um movimento de conscientização e respeito à diversidade dos povos indígenas do Brasil, reconhecendo que eles não são um grupo homogêneo e que possuem diferentes culturas, línguas e tradições.

O antigo “Dia do Índio” celebrado nesta data tinha um tom mais comemorativo, enquanto o “Dia dos Povos Indígenas” tem um caráter mais reflexivo.

Buscando ressaltar a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas, além de lutar pelos seus direitos e proteger seus territórios.

Em julho de 2022, a Lei 14.402 foi aprovada, oficializando a mudança em questão.

Lucia Alves, psicopedagoga e moradora da região sul de Palmas, comentou sobre o assunto: “Se para o índio a palavra é considerada problemática por não ser um termo que considera a diversidade dos povos indígenas, é preciso que todos os cidadãos entendam o quanto isso é importante, para todos nós também”, frisou.

A psicopedagoga, que trabalha com educação infantil, ainda salientou, que isso precisa ser trabalhado de forma bem didática, despertando neles ( público infantil) um interesse ainda maior pela diversidade.

Flávia Ferreira