Editorial

Atriz que seria homenageada no Festival de Gramado morre aos 90 anos

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Teria sido homenageada em vida com o troféu Oscarito, do Festival de Cinema de Gramado, nesta terça, 15, a atriz Léa Garcia, de 90 anos, mas, já na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, a artista partiu, morrendo por causas ainda não divulgadas. O anúncio de sua morte foi dado por sua conta oficial no Instagram. A atriz foi uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, figurando ao lado de nomes como Ruth de Souza e Zezé Motta.

O troféu Oscarito, que homenagearia a atriz é a mais tradicional honraria concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema da cidade. Além da carreira célebre no teatro, cinema e na TV, a atriz foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Em Gramado, Léa Garcia já conquistou Kikitos com Filhas do VentoHoje tem Ragu e Acalanto. A artista tinha no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão.

(Com informações da Agência Brasil – EBC)

Lorena Karlla Mascarenhas