Advogado aos 92 anos: Domingos Pereira Valverde se torna o mais novo inscrito na OAB-GO

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Domingos Pereira Valverde, aos 92 anos, se torna o advogado mais recente a ser inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Em uma cerimônia online realizada em 29 de maio, ele recebeu sua carteira profissional. Exemplo de vitalidade, o detentor da inscrição 69.069 tem planos claros para o futuro: “Ainda tenho muito a contribuir e aprender”, afirma.

Domingos concluiu sua graduação em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1956. Naquela época, o registro na OAB-GO não era obrigatório e os bacharéis não precisavam passar por nenhum exame para avaliar suas habilidades, conhecimentos e práticas necessárias para a advocacia. “Você se formava e já estava apto para trabalhar”, explica.

Diante dessa realidade, Domingos optou por seguir uma carreira no Banco do Brasil, ocupando cargos de confiança, e adiou o processo de inscrição na OAB. Mesmo após se aposentar na década de 1980, ele ingressou na HP Transportes, onde trabalhou no departamento jurídico por mais de quatro décadas.

Em março deste ano, Domingos decidiu se aposentar definitivamente e solicitar sua inscrição definitiva na OAB. Ele enfatiza que seu objetivo não é parar de trabalhar, mas sim buscar novas experiências e enfrentar novos desafios. “Quando me desliguei da empresa, pensei: ‘Agora estou livre’. Conseguir a inscrição foi a realização de um sonho, pois queria fazer isso há muito tempo, mas sempre adiava por causa do trabalho”, afirma.

Atualmente, Domingos planeja se associar a um escritório de advocacia em Goiânia, para continuar compartilhando sua valiosa experiência. Apesar de sua idade avançada, o advogado considera-se lúcido, saudável e continua a estudar atentamente a evolução da legislação.

“Aos mais jovens, eu aconselho a leitura e a busca por conhecimentos gerais. Todos têm o potencial de alcançar seus objetivos se tiverem persistência e determinação. O importante é nunca desistir. Desde que tenham saúde relativa e lucidez, nunca é tarde”, aconselha Domingos.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida