Confira a boa notícia para a economia dos brasileiros

Os brasileiros devem receber uma novidade positiva para a sua economia no mês de Dezembro. Afinal, o esperado é que em Dezembro de 2023, os consumidores brasileiros tenham um certo alívio em relação as contas de energia elétrica. Veja como vai funcionar.

Economia
Economia positiva é uma novidade para os brasileiros no final do ano. Imagem de Pexels.

 

Novidade financeira para a economia dos brasileiros

Para o mês de Dezembro de 2023, a boa notícia para a questão de energia elétrica é uma novidade positiva para a economia dos brasileiros. Pois, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai manter a bandeira verde na sua tarifa de cobrança. Com isso, é possível não arcar com custos extras em relação a energia doméstica.

Veja também: Prazo para sacar o PIS/PASEP está perto de acabar

Sem dúvidas, é um cenário positivo para os gastos com eletricidade no Brasil, já que os reservatórias das usinas hidrelétricas são essenciais para a geração de energia. Logo, não é preciso arcar com as fontes mais caras, como exemplo, as termelétricas. Isso é importante para a agência manter o nível de bandeira verde na sua cobrança.

O que a falta de cobrança adicional significa para a economia brasileira?

Desde abril de 2022, a ANEEL mantém a bandeira verde na cobrança de energia elétrica, o que ajuda os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, é possível afirmar que o ano de 2023 vai terminar em 20 meses seguidos sem ter qualquer cobrança extra para as tarifas adicionais.

As bandeiras de cobrança na energia foram criadas no ano de 2015 com o principal objetivo de cobrar os valores reais da geração de eletricidade no país. No geral, é uma forma de equilibrar a influência financeira de todas as distribuidoras de energia do Brasil.

O sistema de bandeiras tarifárias serve para avaliar a cobrança das distribuidoras em relação a questão de energia. Portanto, os custos com a parte de eletricidade são essenciais para manter o nível de acordo com a conta mensal.

Veja também: Serasa divulga até 99% de desconto no Desenrola Brasil

A bandeira verde significa que o custo de produção está baixo, sem necessidade de cobrar a mais. Enquanto isso, as bandeiras amarela e vermelha têm a ver com o aumento de valores para produzir mais energia, o que implica um volume maior dos reservatórias das usinas hidrelétricas.

Foto de Eduarda Villela
Eduarda Villela
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]