Finanças

Bancos públicos diminuem os juros de empréstimo com a queda da Selic

Publicado por
Eduarda Villela

Vila Velha, 22 de Setembro de 2023, por Eduarda Villela. Os especialistas em investimentos avaliaram que a redução da Taxa Selic para 12,75% contribui para a redução de empréstimos consignados em Bancos Públicos. É importante lembrar que a queda da taxa de juros já era algo previsto pelo mercado financeiro.

Taxa Selic e os Bancos Públicos

A Taxa Selic influencia as transações financeiras dos Bancos Públicos. Imagem de Pexels.

 

A Taxa Selic é a representação dos juros básicos da economia no Brasil, o que influencia todas as taxas no país. Os Bancos Públicos diminuem os seus juros na hora de fazer um empréstimo ou para as aplicações financeiras de investimentos. A Selic é muito importante para que o mercado funcione e movimente as transações comerciais.

A taxa média registra as operações que são feitas no Sistema Especial de Liquidação e da Custódia, que administra os Títulos Públicos pelo Banco Central. Uma dessas transações é o empréstimo consignado, que é oferecido pelos clientes que desejam contratar o serviço nas instituições financeiras.

Todos os dias, as taxas são apuradas e o percentual vai ser aplicado no mercado e influencia diretamente nos seus negócios. A Selic é uma das estratégias da política monetária no Brasil, o que baseia o sistema de metas de inflação. Desde a sua criação, mantém o compromisso do país em manter a inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional.

Impacto na Economia

O principal objetivo da Taxa Selic é manter a economia mais estável para evitar que os preços fiquem sem controle e causem a perda do poder de compra do cidadão. A meta da inflação tem a ver com as estratégias de políticas monetárias que influenciam a quantidade de dinheiro que vai circular no país.

Por ser uma ferramenta do Banco Central, a Selic consegue controlar o volume dos recursos financeiros que circulam na economia. Quando os juros estão mais altos, o valor de um crédito por meio de um empréstimo nos Bancos Públicos fica bem mais caro para as empresas e para os consumidores. Isso vai desestimular o consumo e vai manter os preços controlados.

Os juros do empréstimo consignado nos Bancos Públicos

Os Bancos Públicos passaram a oferecer uma nova taxa de juros para os clientes que desejam solicitar um empréstimo consignado. Com a queda da Taxa Selic de 0,50 do ponto percentual e passou de 13,25% para 12,75%, o menor índice dos últimos 16 meses do Brasil. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica reduziram as linhas de crédito de acordo com o INSS.

De acordo com os dados dos bancos, os juros diminuíram da faixa mínima para a máxima do empréstimo consignado. O banco também diminuiu o valor do crédito para as pessoas jurídicas e suas micro e pequenas empresas. É importante saber que as taxas variam com os contratos e os perfis de cada cliente.

A Caixa Econômica é o banco que cobra a menor taxa de juros para o empréstimo consignado. Com a queda da Selic, a linha de crédito diminuiu o capital de giro para as micro empresas com a redução de 0,22 ponto percentual. Isso facilita a aquisição de crédito para os clientes terem um melhor financiamento.

 

 

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.