Estilo de Vida

Câncer de Mama: estatísticas e como prevenir a doença

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e representa cerca de 30% dos novos casos de câncer por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que para o triênio 2023-2025, cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados por ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a causa de cerca de 680 mil mortes por ano em todo o mundo, mas com o diagnóstico precoce e medidas preventivas, esses números podem ser reduzidos drasticamente. Veja abaixo algumas medidas que poderão auxiliar no processo de prevenção ou detecção precoce da doença:

• Mamografia regular: Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame a cada dois anos, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Nos casos de mulheres com histórico familiar, é recomendado iniciar o rastreamento mais cedo.
• Hábitos saudáveis: Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente são fatores que ajudam a prevenir o câncer. Evitar o consumo de álcool e tabagismo também são medidas importantes.
• Autoexame e conscientização: Embora o autoexame das mamas não substitua a mamografia, ele pode ajudar a identificar alterações nos seios e estimular a busca por um médico. “Ouvir” o próprio corpo é essencial.
• Controle de peso: A obesidade, principalmente após a menopausa, é um dos fatores que mais contribuem para o aumento do risco de câncer de mama. Controlar o peso com uma alimentação balanceada pode contribuir para a prevenção da doença.

Ao ser diagnosticada com a doença, a mulher não deve perder as esperanças! O câncer de mama é uma doença com altos índices de cura, especialmente quando detectada precocemente. Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua cidade para realizar os exames relacionados a detecção da doença de forma gratuita pelo SUS.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida