Categorias: Economia

Último lote de restituição do IR 2024 paga R$ 1,03 bilhão a 511 mil contribuintes

Publicado por
Flávia Ferreira

 

 

Cerca de 511 mil contribuintes, que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física até setembro, estão recebendo nesta segunda-feira, 30 , o pagamento referente ao último lote de restituições de 2024. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, beneficiando cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

O valor total a ser desembolsado pela Receita Federal soma R$ 1,03 bilhão, que será creditado ao longo do dia nas contas bancárias ou através de chaves Pix (CPF) informadas na declaração do imposto.

Aproximadamente 40% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos e portadores de deficiência, conforme os critérios estabelecidos pela Receita. Entre os beneficiados, 201.381 contribuintes utilizaram a chave Pix do tipo CPF ou a declaração pré-preenchida, o que dá preferência no pagamento. Página da Receita Federal

Divisão dos beneficiários

Além dos contribuintes prioritários, este lote inclui também 106.289 pessoas que não forneceram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias. Os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes de abril e maio, também estão entre os contemplados, somando 86.570 declarações.

Ainda, 75.686 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 23.180 professores e 11.188 idosos acima de 80 anos receberão suas restituições neste lote. Outros 6.731 contribuintes com deficiências físicas, mentais ou doenças graves também foram incluídos.

Consulta procedimentos

Para consultar o status da restituição, basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” ou usar o aplicativo da Receita para dispositivos móveis. Quem não estiver na lista deste lote poderá verificar eventuais pendências por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, retificar a declaração para os próximos lotes residuais.

Em caso de problemas com o depósito, como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou Central de Relacionamento do banco.

Flávia Ferreira