Sebrae e Energisa firmam nova fase do projeto “Energia para Crescer” na Agrotins

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Em uma cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira, 17, durante a Agrotins, o Sebrae Tocantins e a Energisa oficializaram o início da nova fase do projeto “Energia para Crescer”. Este programa, focado em promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade no setor de turismo, continuará suas ações de capacitação em comunidades quilombolas na região do Jalapão.

A nova etapa do projeto, com duração prevista até dezembro de 2026, abrangerá as comunidades de Prata, Mumbuca, Carrapato e Boa Esperança, beneficiando 40 empreendedores e 120 potenciais empreendedores ligados ao turismo local. Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, as atividades começarão no próximo mês.

Milena Lima, gerente do Sebrae na regional Portal do Jalapão, destacou a importância da qualificação profissional, do incentivo ao empreendedorismo e da educação empreendedora para a inclusão social e produtiva dessas comunidades. “Essas ações permitem que os moradores empreendam com mais geração de renda e dignidade para as famílias quilombolas”, afirmou.

Expansão do “Energia para Crescer”

Lançado em 2021, o “Energia para Crescer” já beneficiou as comunidades de Mumbuca, Prata e Rio Novo nos últimos dois anos. As atividades realizadas incluíram capacitações profissionais, criação de identidade visual e treinamentos, atendendo a demandas específicas das comunidades. Entre as iniciativas, destacam-se a instalação de tanques de piscicultura e hortas no Cerrado, permitindo que os moradores cultivassem seus próprios produtos para uso em restaurantes e pousadas locais, aumentando assim a renda das comunidades.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida