O seu canal diário de Notícias

Programa de “Tarifa Social” de energia elétrica oferece alívio financeiro a mais de 99 mil famílias no Tocantins

As famílias elegíveis para o benefício são aquelas com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, com inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal

 

No início deste ano, mais de 99.001 famílias tocantinenses têm a chance de começar 2024 com uma significativa redução nas despesas de energia elétrica, graças à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), também conhecida como “Baixa Renda”. Este programa, subsidiado pelo Governo Federal e efetivado pela Energisa Tocantins, oferece descontos que representam um importante alívio financeiro.

As famílias elegíveis para o benefício são aquelas com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, com inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal. Manter as informações atualizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município é crucial, sendo necessário atualizar os dados a cada dois anos, conforme os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

OUTROS BENEFICIÁRIOS DA TARIFA SOCIAL: 

Famílias com membros que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento, comprovadamente, e que tenham uma renda mensal de até três salários-mínimos, também podem solicitar o benefício. Isso se aplica igualmente a famílias indígenas, quilombolas e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Anuncios

Andréa Albernaz, coordenadora da Energisa, destaca a importância da manutenção atualizada das informações no CadÚnico pelos beneficiários para garantir o acesso aos programas sociais, incluindo a Tarifa Social. “Essa atualização pode ser feita diretamente nos CRAS de cada município”.

COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO 

Com os documentos atualizados, os beneficiários podem entrar em contato com a Energisa por meio do WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) ou pelo telefone 0800 721 3330. A empresa realiza o cruzamento de dados com as informações do Governo Federal, mas a atualização do cadastro pelos clientes é incentivada para garantir a precisão das informações.

ENTENDA OS DESCONTOS 

Os descontos oferecidos pela Tarifa Social são proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel. Quanto menor o consumo, maior será o desconto. Por exemplo, para um consumo de até 30 kWh mensais, o desconto chega a 65%. Aqueles que consomem entre 31 kWh e 100 kWh têm direito a 40% de desconto, enquanto para consumos entre 101 kWh e 220 kWh, o desconto é de 10%. Consumos acima de 221 kWh não são contemplados com desconto.

Anuncios

Para clientes quilombolas e indígenas, a lógica é diferenciada: até 50 kWh mensais, o desconto é integral (100%), entre 51 kWh e 100 kWh, 40%, de 101 kWh a 220 kWh, 10%, e acima de 221 kWh, não há desconto.

Para mais informações sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais