Agrotins 2023: Maior feira agropecuária do Norte do Brasil, com destaque para tecnologia, sustentabilidade e compliance, começa amanhã, dia (16)

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), considerada a maior feira do setor agropecuário do norte do país, acontece a partir desta terça-feira,16, e segue até o dia 20 de maio com o tema Compliance no Agro.

Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e paraA  as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de compliance. A oportunidade surgiu com a criação do selo Agro+Integridade, instituído pelo antigo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final de 2017 para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

A edição deste ano da feira contará com cerca de 850 expositores, e espera-se que mais de 150 mil pessoas compareçam ao evento ao longo dos cinco dias.

Está sendo feito um investimento de mais de R$ 6 milhões apenas na infraestrutura, e acredita-se que isso trará benefícios significativos ao estado como afirmou o governador Wanderlei Barbosa na cerimônia de abertura no auditório do Palácio Araguaia no dia,4, “Todo o processo será conduzido de maneira transparente, a Agrotins deste ano está em sintonia com nosso plano de governo. Com base nas experiências positivas das edições anteriores, estamos confiantes de que iremos superar as expectativas e realizar a melhor feira agropecuária da região Norte do Brasil”, declarou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

A feira é promovida por uma colaboração entre o Governo do Tocantins, representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e Tocantins Parcerias.

Além disso, conta com a participação de diversas empresas, instituições e órgãos públicos, assim como entidades de pesquisa e educação, entre outros parceiros.

Flávia Ferreira