61% dos consumidores brasileiros planejam gastar em média R$ 232 em presentes no Dia dos Namorados, revela pesquisa

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Flávia Ferreira

 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 61% dos consumidores brasileiros têm a intenção de presentear no Dia dos Namorados, que ocorre em 12 de junho. O estudo aponta que cerca de 99,7 milhões de pessoas devem ir às compras, um aumento de 7,6 milhões em relação ao ano anterior.

Os cônjuges ocupam o primeiro lugar na lista de presenteados, com 66% das intenções de compra, enquanto 31% planejam presentear os namorados.

Entre aqueles que não pretendem comprar presentes, 51% estão solteiros, 10% priorizarão o pagamento de dívidas e 9% estão sem recursos financeiros.

Segundo a pesquisa, 53% dos consumidores planejam comprar apenas um presente, enquanto 30% pretendem adquirir dois itens, resultando em uma média de 1,5 presentes por pessoa.

“A pesquisa aponta um crescimento no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano. A data é de grande importância para o comércio, uma vez que movimenta tanto as lojas quanto os restaurantes e bares no dia da comemoração”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.

O gasto médio previsto pelos consumidores para presentes é de R$ 232. Roupas, perfumes, cosméticos e maquiagem são os itens mais procurados.

A pesquisa também revela que 40% dos consumidores planejam comprar a mesma quantidade de presentes em comparação ao ano anterior, enquanto 24% pretendem comprar mais e 18% pretendem comprar menos.

Em relação aos gastos, 36% planejam gastar mais do que no ano passado, motivados por desejo de adquirir um presente de melhor qualidade (53%), aumento no preço dos produtos (35%) e melhoria na renda mensal (28%). Por outro lado, 12% planejam gastar menos, devido a restrições orçamentárias (42%), para economizar (26%) ou devido à inflação e instabilidade econômica (20%). 37% pretendem gastar a mesma quantia.

No geral, estima-se que o Dia dos Namorados movimente R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, um aumento de R$ 5,1 bilhões em comparação ao ano anterior.

A forma de pagamento preferida pelos consumidores será à vista (68%), com destaque para o uso do PIX (21%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%). Já 29% planejam pagar parcelado, principalmente com o uso do cartão de crédito parcelado (26%).

As categorias de presentes mais procuradas são roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), jantar em um restaurante (18%) e chocolates e bombons (16%).

Em relação às comemorações, 38% dos entrevistados pretendem celebrar a data em casa.

Flávia Ferreira