Carteira de Trabalho Digital facilita acesso a vagas de emprego e centraliza serviços; veja detalhes

Carteira de Trabalho Digital facilita acesso a vagas de emprego e centraliza serviços; veja detalhes
Com o novo recurso, os trabalhadores podem consultar as oportunidades diretamente pelo celular

 

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital agora facilita o acesso a vagas de emprego disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A ferramenta substituiu o antigo Sine Fácil, e oferece um ambiente mais centralizado e prático para trabalhadores e empregadores.

Com o novo recurso, os trabalhadores podem consultar as oportunidades diretamente pelo celular. Sempre que surgir uma vaga na região cadastrada, o app envia uma notificação. Para isso, é necessário atualizar os dados pessoais e profissionais na aba “emprego” ou no ícone “maleta”, disponível no menu do aplicativo.

Após preencher ou revisar as informações, basta acessar a opção “vagas de emprego” para verificar as oportunidades compatíveis com o perfil informado. Caso encontre uma vaga de interesse, o usuário pode seguir os passos para participar do processo seletivo diretamente pelo aplicativo.

Serviço amplamente utilizado

A Carteira de Trabalho Digital é um dos serviços mais acessados do governo federal, somando mais de 724 milhões de visitas somente em 2024. Desde seu lançamento, o app já foi baixado por mais de 81 milhões de trabalhadores, sendo indispensável possuir uma conta no Portal Gov.br para utilizá-lo.

Outros recursos oferecidos pelo app

Além da intermediação de vagas, o aplicativo permite consultar:

  • Contratos de trabalho vigentes e históricos anteriores;
  • Seguro-desemprego e abono salarial;
  • Extratos do FGTS e do Caged;
  • Notificações sobre qualificações profissionais;
  • Um canal para denúncias de irregularidades trabalhistas.

Os serviços também podem ser acessados pelo Portal Emprega Brasil, que possui funcionalidades semelhantes e exige o login pelo Portal Gov.br. Essa

 

 

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias