UFT abre seleção para novos cursos de licenciatura visando a diversidade cultural

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou a abertura de seleção para três inéditos cursos de licenciatura, visando atender a demanda por formação de indígenas, quilombolas e surdos. Com um total de 110 vagas disponíveis, os cursos abrangem Licenciatura Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos.

O processo seletivo será conduzido por meio de Análise Curricular, em etapa única, com inscrições online iniciando em 23 de abril e se estendendo até 12 de maio. Os interessados podem se inscrever através do site oficial da UFT, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com duração de quatro anos, oferece 40 vagas e é destinado a indígenas, sejam professores ou não. Já a Licenciatura Bilíngue de Surdos, com duas vagas e duração de dois anos, é voltada para professores surdos e não surdos de diversas áreas, assim como para a população surda que busca formação em Educação Bilíngue. É obrigatório comprovar formação em curso de licenciatura.

Para a comunidade quilombola, a UFT disponibiliza o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, com 30 vagas e duração de quatro anos, a ser ministrado no Câmpus de Arraias.

Todos os alunos indígenas, quilombolas e surdos matriculados terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 durante todo o período do curso.

Os novos cursos integram o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em colaboração com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O objetivo é formar professores em licenciaturas específicas para atender às demandas das redes públicas de educação básica e comunitárias de formação por alternância.

Segundo Carolina Machado, coordenadora do Parfor na UFT, os novos cursos representam a expansão contínua da universidade nos últimos anos. “A UFT tem desempenhado um papel de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins. A rápida e sustentável ampliação da oferta de vagas em cursos de graduação, incluindo esses três novos cursos de licenciatura do Parfor, é parte fundamental dessa trajetória”, afirma.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida