Resultado final do Concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins é publicado no Diário Oficial

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O governo do Estado do Tocantins divulgou, nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado (DOE) N° 6428, o resultado final do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) para a seleção de novos bombeiros militares no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e no Curso de Formação de Praças (CFP). O certame, que contempla cinco etapas, foi conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) em parceria com o CBMTO.

Na quinta e última etapa do processo seletivo, os candidatos foram submetidos a uma Investigação Social, na qual a ênfase recaiu sobre a análise da idoneidade moral e da vida pregressa dos concorrentes.

Além da publicação do resultado definitivo da quinta etapa, a edição do DOE apresenta o resultado final do Concurso, com a relação dos aprovados, organizados por cargo e gênero, de acordo com as notas obtidas no concurso público. Os resultados podem ser acessados no site do DOE, no link https://diariooficial.to.gov.br/.

As vagas oferecidas estão distribuídas entre dois cargos: Cadete e Aluno Praça. Cada uma das cinco fases do concurso foi realizada na cidade de Palmas. Para o cargo de Cadete, o Governo do Tocantins, por meio do CBMTO, disponibilizou 10 vagas, enquanto para o cargo de Aluno Praça, o total foi de 100 vagas.

Governador Wanderlei Barbosa destaca importância do concurso não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a sociedade – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Estado, Wanderlei Barbosa, expressou seu contentamento com o andamento do concurso, enfatizando a importância desse processo para o Corpo de Bombeiros e a sociedade como um todo. Ele destacou o longo período que o concurso esteve sem ser realizado, gerando uma lacuna no quadro de oficiais da corporação, parabenizando os aprovados e ressaltando as oportunidades promissoras que estão à frente deles, enquanto servem à população.

A homologação do certame e a convocação para a posse e matrícula dos aprovados deverão ser divulgadas por meio do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os Cadetes aprovados serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que possui uma duração aproximada de dois anos letivos. Após concluírem o CFO com êxito, eles serão declarados Aspirantes a Oficial.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias, enfatizou o compromisso do Governo do Estado em aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar para melhor atender às necessidades da população do Tocantins.

Os candidatos que ingressarem na Corporação no cargo de Aluno-Praça serão matriculados no Curso de Formação de Praças (CFP). Ao término do curso, eles serão promovidos à graduação de Soldado.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida