Categorias: Concurso

Distribuição das provas do Concurso Público Nacional Unificado começa em agosto

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A partir do dia 3 de agosto, começa a distribuição das provas para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ocorrerá no dia 18. Mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do exame em 228 cidades espalhadas por todas as 27 unidades da federação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela realização do concurso, informou que as provas estão armazenadas em um local seguro, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e que já foi utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após um adiamento devido a emergências causadas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul, os 18.757 malotes de provas foram armazenados por cerca de três meses. A partir do dia 3 de agosto, esses malotes serão encaminhados para os centros de distribuição dos Correios em cada estado, onde permanecerão até 17 de agosto. Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CNPU, explicou que, uma vez nos estados, começará a fase de interiorização, que leva as provas até os municípios onde serão realizadas.

“Chegando a essas cidades, as provas são armazenadas nos armazéns dos Correios locais, em cada polo de aplicação. No dia do exame, ocorre o transporte da última milha, quando as provas são levadas das instalações dos Correios até as escolas onde será feita a aplicação. Após o término do concurso, as provas são recolhidas e inicia-se a logística reversa”, detalhou Retamal.

Medidas de Segurança

Com a interrupção do exame, o MGI recolheu todos os malotes e verificou individualmente cada um para assegurar sua integridade. A segurança do concurso é assegurada por uma rede composta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública estaduais.

No dia do exame, conforme recomendação da Polícia Federal, haverá a coleta de biometria e exame grafológico dos candidatos para garantir a identidade dos participantes. “Estamos implementando todas as recomendações de segurança para assegurar que os candidatos façam a prova com tranquilidade e que a integridade do concurso seja mantida”, destacou Alexandre Retamal.

Novo Cronograma e Divulgação dos Resultados

O novo cronograma do CNPU estabelece que o cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado em 7 de agosto. Os candidatos deverão verificar seus locais de prova no mesmo site onde se inscreveram. A partir das 20h do dia 18, os cadernos de prova estarão acessíveis no site oficial. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 20 de agosto.

Os resultados finais serão conhecidos em 21 de novembro, e a posse dos aprovados está prevista para janeiro de 2025, quando os convocados iniciarão seus cursos de formação.

 

Flávia Ferreira