Abertas mais de 4,7 mil vagas para mestrado destinado a professores da educação básica

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a abertura de 4.786 vagas para cursos de mestrado voltados para professores da educação básica em todo o país. Essas oportunidades fazem parte de sete programas profissionais direcionados aos educadores ativos, conhecidos como Prof/ProEB. As inscrições já estão disponíveis, e os cursos têm previsão de início no primeiro semestre de 2024. Cada seleção possui um prazo específico e as aulas serão realizadas de forma semipresencial.

Distribuídas entre diferentes áreas de conhecimento, as vagas contemplam os campos de matemática (1,8 mil), letras (721), física (710), história (672), biologia (330), artes (301) e química (252). A iniciativa visa fortalecer a formação continuada dos professores da educação básica, possibilitando-lhes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e práticas pedagógicas.

O Programa para Professores da Educação Básica (ProEB), criado em 2011, tem como objetivo oferecer formação continuada stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado, para os docentes em atividade na educação básica. As instituições de ensino superior que compõem redes nacionais serão responsáveis por ministrar esses cursos, contribuindo assim para o aprimoramento da qualidade da educação no país.

Os interessados em participar desses programas devem ficar atentos aos prazos de inscrição e demais informações divulgadas pela Capes, garantindo assim a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida