Curiosidades sobre o Tocantins, por Junio Batista

Junio Batista é colunista do JusTocantins

Você sabia que A região do Jalapão concentra a maior área protegida de Cerrado, com uma grande variedade de ambientes e alta biodiversidade. O Jalapão tornou-se uma espécie de destino dos sonhos de qualquer pessoa amante do ecoturismo e aventura.

É a região tocantinense mais conhecida, tanto no Brasil, quanto no exterior. Graças às imagens das dunas, cerrado, veredas, cachoeiras, rios, artesanato em capim dourado, praias de areia branquíssima, chapadões de até 800 metros de altura e uma rica fauna que inclui araras, seriemas, lobos-guarás, raposas, emas e veados-mateiros e quero-queros. Animas que dão cores e sons emoncionantes, juntos em harmonia com o ruído das corredeiras das águas deixam qualquer um extasiado.

Não foi só a geografia que caprichou, a história também pode ser observada, pois alguns sinais da história natural regional, como Morro da Catedral em São Félix do Tocantins e a Pedra Furada em Ponte Alta do Tocantins, sitios arqueologicos com sinais que a região foi habitada  desde a pré-história, por paleo-índios, que precederam os indígenas que conhecemos; e, em seguida, por índios Croas.

Com a colonização, brancos e mestiços chegaram à região, dizimando os indígenas. Na verdade andar pelo Jalapão é uma verdadeira aula a céu aberto.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias