Palmas começa a vacinar gestantes contra o vírus que causa bronquiolite em bebês nesta segunda-feira, 8

Palmas começa a vacinar gestantes contra o vírus que causa bronquiolite em bebês nesta segunda-feira, 8
Foto: divulgação Semus

 

A partir de segunda-feira, dia 8, a Prefeitura de Palmas vai começar a aplicar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs). A dose faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e chega como mais uma forma de proteger mães e bebês na capital.

A vacinação é exclusiva para gestantes a partir da 28ª semana, ou seja, entrando no sétimo mês. A ideia é criar a chamada imunidade passiva: a mãe recebe a vacina e passa os anticorpos para o bebê, o que ajuda a proteger os pequenos da bronquiolite nos primeiros meses de vida  justamente o período em que eles são mais vulneráveis a infecções respiratórias.

Nesta primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, Palmas recebeu 1.337 doses. A expectativa é que, com as próximas entregas, o município receba mais de quatro mil doses, o suficiente para alcançar todas as gestantes que fazem parte do público-alvo.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destacou a importância dessa nova proteção. “A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço importante na proteção dos nossos recém-nascidos. Estamos preparados para iniciar a aplicação em todas as USFs e orientar as gestantes sobre a importância dessa imunização que salva vidas”.

Como receber a vacina

Início: segunda-feira, 8 de dezembro
Público-alvo: gestantes a partir da 28ª semana
Locais: USFs que possuem sala de vacinação
Documentos necessários: cartão da gestante, documento de identificação e Cartão SUS

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias