Chambaril: aprenda mais sobre essa delícia do Tocantins
Um dos pratos típicos do estado de um jeito bem simples
Campinas, 20 de junho, terça-feira, por Bruna Vaz – Conheça mais sobre o Chambaril. O Tocantins, um estado brasileiro localizado na região norte do país, possui uma culinária rica e diversificada. Que combina influências indígenas, quilombolas e nordestinas. E, foi pensando em mostrar a diversidades dos nossos pratos que trouxemos o artigo abaixo.
Aliás, aqui no JusTocantins traremos outras delícias como esta para você aproveitar. Veja como é feito o Chambaril e aproveite para convidar os amigos para comer com você!
Veja mais: Planta ornamental: conheça espécies para decorar a sala
Chambaril: prato típico do Tocantins
O chambaril, também conhecido como ossobuco, é um prato bastante apreciado em várias regiões do Brasil e também em outros países. Trata-se de uma preparação culinária que utiliza a parte dianteira das patas do boi, conhecido como “ossobuco”. No entanto, é importante destacar que o termo “chambaril” é mais comumente utilizado em algumas regiões do Brasil.
O chambaril é uma carne que, quando cozida lentamente, se torna extremamente macia e suculenta. Sua característica principal é a presença do osso com tutano. O que confere um sabor único ao prato. Por ser uma carne rica em colágeno, é necessário um tempo de cozimento mais prolongado para ficar bem macia e soltar os ossos.
Veja como preparar o chambaril
4 pedaços de ossobuco
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola média, picada
3 dentes de alho, picados
2 tomates médios
2 cenouras médias cortadas em rodelas
2 talos de salsão cortados em pedaços
2 folhas de louro
2 xícaras de caldo de carne ou legumes
Salsinha picada para finalizar
Modo de preparo
Para preparar o chambaril, comece temperando os pedaços de ossobuco com sal e pimenta a gosto. Em seguida, aqueça o óleo em uma panela grande ou de pressão e doure os pedaços de ossobuco em fogo médio-alto até ficarem dourados por todos os lados. Retire-os da panela e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios e levemente dourados.
Adicione os tomates picados e refogue por mais alguns minutos até amolecerem. Acrescente as cenouras, o salsão e as folhas de louro. Misture bem e coloque os pedaços de ossobuco de volta na panela. Despeje caldo de carne ou legumes, suficiente para cobrir os ingredientes e tampe a panela.
Cozinhe em fogo médio-baixo por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Após o cozimento, verifique se a carne está macia e se solta dos ossos. Retire a panela do fogo, deixe a pressão sair naturalmente. Retire os pedaços de ossobuco e transfira para um prato.
Coe o molho restante na panela, descartando os vegetais, e despeje-o sobre os pedaços de ossobuco. Finalize polvilhando salsinha picada por cima. Sirva o chambaril acompanhado de arroz branco, purê de batatas ou polenta.