Casa e Jardim

Arroz de restaurante: o segredo para ficar perfeito e bem soltinho

Publicado por
Robert Luiz

Campinas, terça-feira, 16 de maio, por Lorrane Vaz – O arroz é um dos pratos mais tradicionais de todos os tempos em nosso país. Além disso, é versátil, tem um sabor sensacional e dá pra combinar com qualquer coisa.

Mas olha, nem sempre é fácil acertar o ponto certo de deixar ele soltinho e perfeito. Nesse artigo, nós vamos te contar o segredo pro seu arroz ficar bem soltinho, perfeito e não ficar grudando. Sendo assim, acompanhe esse artigo que o JusTocantins preparou para você.

Arroz de restaurante – Reprodução Canva

 

Como fazer um arroz perfeito e bem soltinho

Comece escolhendo o tipo certo de arroz, tá? Tem o branquinho, o parboilizado, o integral, o arbóreo e por aí vai. Cada um tem um jeito diferente de cozinhar. Se quiser um arroz soltinho, aposte no branco, porque os grãos são mais longos e têm menos amido.

Depois de escolher o arroz, é hora de dar aquele trato antes de cozinhar. Lava ele direito, tá ligado? Pega uma peneira e bota o arroz embaixo da água corrente, dando uma mexidinha de leve com as mãos. Repete esse processo até a água ficar clarinha, pra tirar o amido e deixar o arroz menos grudento.

A proporção de água é um lance chave pra fazer o arroz soltinho. Geralmente, usa-se de 1,5 a 2 partes de água em cada parte de arroz. Mas isso pode mudar dependendo do tipo de arroz e de como tu prefere ele. Se quer mais soltinho, aumenta a água; se prefere molhadinho, diminui.

Na hora de botar o arroz e a água na panela, não esquece de colocar um pitaco de sal também. O sal dá um ‘up’ no sabor e ajuda na absorção da água. Mistura de leve e bota a panela no fogo alto até ferver. Quando começar a ferver, abaixa o fogo pro mínimo e tampar a panela. Deixa o arroz cozinhar por uns 15 a 20 minutos, sem mexer ou abrir a tampa.

Truque bem importante

Aqui vai um truque bem legal que vai garantir um arroz soltinho: desliga o fogo uns minutos antes do tempo indicado na embalagem. Deixa o arroz descansar na panela com a tampa fechada por mais um tempinho. Isso permite que o vapor termine o cozimento do arroz, deixando ele no ponto certo e soltinho. Gostou das dicas? Sendo assim, deixe nos comentários a sua opinião!

Robert Luiz

Webmaster natural de Diamantino, Mato Grosso, é um entusiasta curioso e ativo nas redes, sempre antenado com as últimas informações sobre a web e o mundo contemporâneo.