Bolsa Família: bloqueio e cancelamento não são a mesma coisa; entenda

São Gonçalo do Sapucaí, sexta-feira, 28 de julho, por Igor Gouvêa – O Bolsa Família está passando por uma análise bem rigorosa nos últimos dias. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, administrador do programa social, desde o início do ano o governo está filtrando todas as informações dos beneficiários para manter apenas aqueles que realmente precisam receber.

Nesse sentido, muitas irregularidades estão sendo encontradas e diversas famílias estão perdendo o seu benefício. São várias etapas de análises até a conclusão de que algum grupo familiar deverá perder o benefício. No entanto, uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre a diferença entre o bloqueio e o cancelamento do Bolsa Família.

Saiba quem está insento de pagar o IPTU em 2023

Nesse caso, para entender melhor o conceito de cada um, é importante se atentar para o nível de gravidade de cada um e o efeito que ele tem na prática. Além disso, vale falar também sobre as etapas que levam ao bloqueio ou cancelamento do programa.

Afinal, qual a diferença entre cancelamento e bloqueio do Bolsa Família?

Inicialmente, quando o Ministério do Desenvolvimento Social começa a sua análise, ele compara os dados informados pelas famílias no CadÚnico com os dados presentes em outros bancos que o governo tem acesso. Caso seja encontrada alguma discrepância entre as duas informações, a família em questão sofrerá o bloqueio do Bolsa Família.

Contudo, o bloqueio dura em média dois meses e, durante esse período, a família bloqueada deve comparecer ao CRAS do seu município com a documentação completa dos membros do grupo familiar, além do comprovante de residência, e atualizar os dados do cadastro, ocasião em que o responsável familiar deverá comprovar que não há nenhuma irregularidade no cadastro.

 

bolsa familia
Reprodução: internet

 

 

Em seguida, o Governo Federal deverá realizar uma nova análise nos dados atualizados da família bloqueada do Bolsa Família. Caso os dados atualizados eliminem as irregularidades, a família será desbloqueada e voltará a receber o benefício e também o valor retroativo, uma quantia referente ao período que ficou sem receber.

Entretanto, se a família perder o prazo para atualização ou as irregularidades permanecerem mesmo com o recadastro, ela será cancelada do Bolsa Família. Assim, o grupo familiar em questão perderá o benefício de forma definitiva, sem direito a retroativos, abrindo espaço para uma nova família participar como beneficiária.

Portanto, pode-se concluir que o bloqueio é apenas uma medida tomada quando há suspeita de irregularidade no cadastro de um determinado grupo familiar. Já o cancelamento é a exclusão definitiva de um beneficiário do Bolsa Família, após a comprovação das irregularidades na inscrição.

INSS divulga lista das doenças que permitem aposentadoria por invalidez em 2023

Foto de Igor Gouvê
Igor Gouvê
Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]