Beneficio e Auxílios

Bolsa Família 2023: Veja a regra mais importante para conseguir participar!

Publicado por
Igor Gouvê

São Gonçalo do Sapucaí, segunda-feira, 22 de maio, por Igor Gouvêa – O Bolsa Família 2023 estabelece alguns critérios para participação. O principal é que a família esteja na linha da pobreza, isto é, que a renda mensal familiar não seja maior do que R$ 218 por pessoa.

Dessa forma, caso uma família não se enquadre nesta regra, ela perde o direito de participar do Bolsa Família. O programa social procura atender aos brasileiros em situação extremamente precária, por isso esse foi o valor estabelecido.

No entanto, existem outras obrigações necessárias para quem quer receber o benefício. Uma delas é a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Não basta realizar a inscrição, é preciso que seus dados sejam atualizados sempre que houver alguma alteração no grupo familiar, como nascimentos, mortes e novos rendimentos, por exemplo.

Para se cadastrar no CadÚnico, é preciso comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade e levar os documentos necessários. O responsável familiar deverá apresentar seu CPF e título de eleitor no ato da inscrição, bem como deverá levar alguns documentos dos demais membros da família, como Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento, por exemplo.

A Caixa desenvolveu o aplicativo oficial do Bolsa Família com o intuito de facilitar o acompanhamento de todas as questões relacionadas ao programa social e ao seu benefício. Ele foi criado para permitir ao beneficiário um acesso mais rápido e simples.
Como obter o aplicativo oficial do Bolsa Família?

Para obter o aplicativo, o passo a passo é bem simples. Inicialmente, basta baixá-lo pelo celular. A saber, ele está disponível tanto para Android como para iOS. Desse modo, com o app em mãos você poderá explorar toda a plataforma.

Contudo, para acessar a plataforma você deverá se cadastrar com uma senha. Se for sua primeira vez utilizando o app, você deverá escolher a opção “Desejo me cadastrar”. Em seguida, digite seu CPF e crie uma senha. Logo depois, selecione a opção “Cadastre-se” e siga as orientações que irão aparecer.

É possível, entretanto, usar a senha do Caixa Tem para acessar o app do Bolsa Família. Caso queira, basta selecionar a opção “Quero entrar com a minha senha do App CAIXA Tem”. Em seguida, digite seu CPF e sua senha.

Portanto, é fundamental que o beneficiário mantenha seus dados atualizados e esteja de olho em todas as informações disponibilizadas no aplicativo do Bolsa Família. No app, você consegue ver as datas de pagamento do benefício, consultar as parcelas já liberadas e conferir seu extrato completo e detalhado. Esses são apenas alguns dos vários serviços oferecidos.

Igor Gouvê

Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.