Benefício de Prestação Continuada: lei que garante R$1.320 mensais para brasileiros!

Conheça um benefícios que garante a pessoas em vulnerabilidade social o direito à alimentação.

Londrina, segunda-feira, 10 de julho de 2023. Por Luciana Bataglia – Ainda existem muitos brasileiros enfrentando dificuldades, às vezes até sem comida para o dia. Diante desse cenário preocupante, o governo do Brasil se empenha em prover essas pessoas com um salário mínimo, garantindo a elas a segurança de que terão o que comer.

O nome disso é Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ele é garantido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

O que é a LOAS?

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), existente no Brasil desde 1993, é muito importante, pois garante que todos os brasileiros tenham acesso à assistência social.

Ela diz que a assistência social é um direito do cidadão e um dever do Estado e não precisa de contribuição prévia, todos têm esse direito, pois ela é uma política pública não contributiva.

Quem tem direito ao BCP?

O Benefício de Prestação Continuada, que é garantido pela Lei Orgânica de Assistência Social, garante que tenham um salário mínimo mensal alguns brasileiros.

Os beneficiários sempre são idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, com impedimento de trabalhar. Ou seja, alguém que sofreu um acidente, um trabalhador que perdeu algum membro, ou então pessoas com impedimentos intelectuais e físicos por nascença. 

Para ter direito a esse benefício, o beneficiário precisa fazer parte de uma família com renda inferior a R$330 por pessoa.

É preciso estar inscrito no CADúnico para ter direito a esse salário mínimo. E é bom lembrar que não se pode acumular esse benefício com outros, como Bolsa Família ou a pensão do INSS. Mas os beneficiários desse salário mínimo ainda podem ser elegíveis para uma pensão especial ou assistência médica.

Como fica a conta de luz para quem recebe BCP?

Quem recebe o BCP tem acesso a um desconto especial na conta de luz. Esse abatimento é aplicado automaticamente para os beneficiários desse auxílio. Os descontos são graduais e alteram de acordo com o volume de energia elétrica consumido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais