Dois jovens foram condenados pela morte do indígena Davi Dias Apinaje, assassinato ocorrido em setembro de 2023, em Tocantinópolis, no norte do Tocantins. A vítima dormia na calçada, em frente a uma loja, quando foi atacada de forma violenta.
O julgamento aconteceu na 1ª Vara Criminal do município e terminou com condenação por homicídio triplamente qualificado, com cumprimento da pena em regime fechado.
Os réus são Iago Silveira Pinheiro, de 25 anos, e Thalisson da Silva Cardoso, de 20 anos. A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo juiz Helder Carvalho Lisboa.
Os jurados entenderam que o crime foi cometido por motivo torpe, com meio cruel e usando recurso que dificultou a defesa da vítima, que estava dormindo no momento do ataque.
Iago Silveira Pinheiro foi condenado a 19 anos e três meses de prisão. Já Thalisson da Silva Cardoso recebeu pena de 16 anos e seis meses, ambas em regime fechado.
Além das penas, a Justiça determinou o pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais, valor que deverá ser destinado aos filhos da vítima.
Réus seguem presos
De acordo com o Tribunal de Justiça, os dois condenados estão presos desde 20 de setembro de 2023. O período de prisão provisória será descontado do total da pena. Mesmo condenados, eles ainda podem recorrer da decisão.
Como o crime aconteceu
O assassinato ocorreu na madrugada do dia 16 de setembro de 2023, na esquina da Rua da Estrela com a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Davi estava deitado na calçada quando foi surpreendido pelos agressores. Ele foi atacado com socos e pontapés e, em seguida, atingido na cabeça com um bloco de concreto de cerca de 12 quilos, o que causou a morte no local.
Investigação e relatos
As investigações apontaram, com base em depoimentos e imagens de câmeras de segurança, que os acusados haviam ingerido bebida alcoólica e decidiram atacar a vítima sem qualquer motivo.
Testemunhas relataram que Davi já não vivia mais na aldeia e passava a maior parte do tempo pelas ruas da cidade. Um vigilante








