Vacina contra vírus sincicial respiratório que afeta recém-nascidos começa a ser aplicada em gestantes do Tocantins

Vacina contra vírus sincicial respiratório que afeta recém-nascidos começa a ser aplicada em gestantes do Tocantins
Foto: Reprodução

 

O Governo do Tocantins recebeu na quarta-feira, 3 , o primeiro lote de 6.159 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), enviado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado (SES/TO) já iniciou a distribuição das doses para os municípios, que estão retirando os imunizantes nos polos estaduais para abastecer as Salas de Imunização e começar a vacinação imediatamente.

As gestantes a partir da 28ª semana, sem limite de idade, podem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) com a Caderneta da Gestante para receber a vacina gratuitamente pelo SUS. O VSR ataca as vias respiratórias, principalmente de crianças e recém-nascidos, e pode causar infecções graves como bronquiolite.

O secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, destacou a importância da imunização.  “Destacamos o empenho dos municípios em buscar as vacinas e disponibilizar para a população, pois esse trabalho integrado faz toda a diferença para a saúde materna e infantil”.

A gerente de Imunização substituta da SES/TO, Marli Jerônimo, reforçou o convite.  “Convidamos todas as gestantes para vacinar contra o vírus sincicial respiratório. A vacina pode ser aplicada juntamente com outras vacinas recomendadas para a gestante, como a da hepatite B e demais imunizações”.

Eficiência comprovada da vacina

Disponível no Brasil desde dezembro de 2025, a vacina já faz parte do Calendário de Vacinação da Gestante e protege o bebê desde os primeiros dias de vida. Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.

Até 22 de novembro de 2025, foram registrados 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus no país, sendo que mais de 35,5 mil afetaram crianças menores de dois anos ou seja, 82,5% do total.

Estudos clínicos, como o Estudo Matisse, mostram que a vacinação materna tem 81,8% de eficácia na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias