Decisão do TJTO mantém proibição de taxa para ligação de água em imóveis no Tocantins

Decisão do TJTO mantém proibição de taxa para ligação de água em imóveis no Tocantins
Foto: Thaise Marques/Governo do Tocantins

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) conquistou mais uma vitória na ampliação do acesso à água no estado. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) confirmou, em 10 de outubro, que a cobrança para ligar a água em imóveis deve ser arcada pela concessionária, não pelo usuário.

A decisão reforça que ligar um imóvel à rede de água é considerado parte do serviço de abastecimento, essencial e de interesse coletivo, e por isso não pode ser repassada ao consumidor.

A medida teve início com uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo promotor Saulo Vinhal da Costa, da 1ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, em julho de 2020. O processo começou após um inquérito civil investigar cobranças irregulares em diferentes municípios. Em abril de 2025, a Justiça proibiu a taxa, mas a concessionária BRK Ambiental entrou com recurso.

Defesa do MPTO na Justiça

Durante a fase recursal, o MPTO foi representado pelo Procurador de Justiça Marcos Luciano Bignotti, que pediu a manutenção da decisão favorável aos consumidores.

Justificativa da decisão

O entendimento do TJTO é que não existe respaldo legal para que o usuário pague despesas estruturais do serviço de água. Repassar esse custo ao consumidor cria barreiras econômicas e vai contra princípios como universalização e modicidade tarifária, que são essenciais para garantir acesso à água de forma justa.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias