Laurez Moreira anuncia mutirão e ações estratégicas para fortalecer agronegócio e apoiar pequenos produtores

Laurez Moreira anuncia mutirão e ações estratégicas para fortalecer agronegócio e apoiar pequenos produtores
Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

 

O governador Laurez Moreira determinou a realização de um mutirão de regularização ambiental e apresentou uma série de medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento do agronegócio no estado. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 7, durante reunião com representantes do setor no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Laurez também destacou que o setor de extensão rural receberá reforço para ampliar a assistência técnica aos produtores.

Durante o encontro, voltado a mais de 30 produtores, o governador detalhou ações já implementadas nestes primeiros dias de sua gestão, como a redução de gastos com custeio para liberar recursos para obras e o estímulo a novos incentivos para pequenos produtores.

“Vamos estabelecer um valor de 20% de recursos para custeio para realizar mais obras de infraestrutura. Também vamos reorganizar o Ruraltins para prestar assistência técnica aos médios e pequenos produtores e para isso já determinei a contratação de 100 técnicos para fazer esse trabalho”, afirmou o governador.

Além do mutirão de regularização ambiental, que analisará mais de 4,6 mil processos pendentes, Laurez Moreira destacou outras iniciativas estratégicas, como a terceirização da contratação de pessoal para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a revisão do RED+, que será rediscutida com o setor.

O governador informou ainda que suspendeu a venda de créditos de carbono a partir de 2024 e que o projeto será reavaliado com setores produtivos e ambientais. Também anunciou que o Tocantins assinará com as Nações Unidas o Projeto Florestas Mais, beneficiando mais de mil pequenos agricultores. “Estamos avaliando novas fontes de recursos para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, ampliando assim as oportunidades para apoiar novos projetos”, ressaltou.

Zoneamento Ecológico-Econômico em revisão

Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Laurez explicou que retirará o projeto da Assembleia Legislativa e estabeleceu prazo de 60 dias para que seja revisado junto às entidades antes de ser encaminhado para análise dos deputados.

Setor produtivo reconhece transparência da gestão

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum, destacou que a reunião demonstrou abertura e transparência da gestão com os produtores, fundamentais para o desenvolvimento do PIB do Tocantins. “Os produtores se sentiram valorizados e felizes com as medidas, a exemplo da questão do RED+, que agora foi pacificado. Os produtores aceitaram o acordo e agora vamos vender os créditos de carbono apenas daquilo que passou, até 2024”, frisou.

Reunião reforça confiança do setor

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, ressaltou a importância do encontro, que permitiu diálogo franco e transparente com o setor produtivo. “As ações anunciadas pelo governador Laurez Moreira são importantes para nortear o trabalho do Governo do Tocantins, que já conta com equipe técnica para essa finalidade”, pontuou.

O presidente da Associação dos Produtores do Bico (Aprobico), Luciano Vilela, afirmou que a reunião foi produtiva, permitindo que as lideranças de todo o estado apresentassem as demandas regionais. “O encontro foi muito positivo porque nós tivemos a oportunidade de ver o que está sendo projetado, mostrar aquilo que é importante e colocar essas demandas diretamente para o governador, que já determinou encaminhamentos”.

Transparência e atenção às demandas

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, também elogiou a reunião e ressaltou a disposição do governador em atender as necessidades do setor. “Foi uma reunião extremamente produtiva, onde observamos que os encaminhamentos que o agro necessita para a regularização ambiental e fundiária contam com a sensibilidade do governador para promover essa regularização e a segurança jurídica do Estado”, frisou.

Aproximação com o Governo

O representante da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste (Aproest), Paulo Corazzi, reforçou que a reunião não foi apenas sobre pautas, mas também uma aproximação com o Governo do Tocantins. “A gente traz mais que uma pauta, uma oportunidade de mostrar o nosso apoio ao Governo do Estado”, enfatizou.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias