O governador Laurez Moreira determinou a realização de um mutirão de regularização ambiental e apresentou uma série de medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento do agronegócio no estado. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 7, durante reunião com representantes do setor no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Laurez também destacou que o setor de extensão rural receberá reforço para ampliar a assistência técnica aos produtores.
Durante o encontro, voltado a mais de 30 produtores, o governador detalhou ações já implementadas nestes primeiros dias de sua gestão, como a redução de gastos com custeio para liberar recursos para obras e o estímulo a novos incentivos para pequenos produtores.
“Vamos estabelecer um valor de 20% de recursos para custeio para realizar mais obras de infraestrutura. Também vamos reorganizar o Ruraltins para prestar assistência técnica aos médios e pequenos produtores e para isso já determinei a contratação de 100 técnicos para fazer esse trabalho”, afirmou o governador.
Além do mutirão de regularização ambiental, que analisará mais de 4,6 mil processos pendentes, Laurez Moreira destacou outras iniciativas estratégicas, como a terceirização da contratação de pessoal para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a revisão do RED+, que será rediscutida com o setor.
O governador informou ainda que suspendeu a venda de créditos de carbono a partir de 2024 e que o projeto será reavaliado com setores produtivos e ambientais. Também anunciou que o Tocantins assinará com as Nações Unidas o Projeto Florestas Mais, beneficiando mais de mil pequenos agricultores. “Estamos avaliando novas fontes de recursos para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, ampliando assim as oportunidades para apoiar novos projetos”, ressaltou.
Zoneamento Ecológico-Econômico em revisão
Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Laurez explicou que retirará o projeto da Assembleia Legislativa e estabeleceu prazo de 60 dias para que seja revisado junto às entidades antes de ser encaminhado para análise dos deputados.
Setor produtivo reconhece transparência da gestão
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum, destacou que a reunião demonstrou abertura e transparência da gestão com os produtores, fundamentais para o desenvolvimento do PIB do Tocantins. “Os produtores se sentiram valorizados e felizes com as medidas, a exemplo da questão do RED+, que agora foi pacificado. Os produtores aceitaram o acordo e agora vamos vender os créditos de carbono apenas daquilo que passou, até 2024”, frisou.
Reunião reforça confiança do setor
O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, ressaltou a importância do encontro, que permitiu diálogo franco e transparente com o setor produtivo. “As ações anunciadas pelo governador Laurez Moreira são importantes para nortear o trabalho do Governo do Tocantins, que já conta com equipe técnica para essa finalidade”, pontuou.
O presidente da Associação dos Produtores do Bico (Aprobico), Luciano Vilela, afirmou que a reunião foi produtiva, permitindo que as lideranças de todo o estado apresentassem as demandas regionais. “O encontro foi muito positivo porque nós tivemos a oportunidade de ver o que está sendo projetado, mostrar aquilo que é importante e colocar essas demandas diretamente para o governador, que já determinou encaminhamentos”.
Transparência e atenção às demandas
O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, também elogiou a reunião e ressaltou a disposição do governador em atender as necessidades do setor. “Foi uma reunião extremamente produtiva, onde observamos que os encaminhamentos que o agro necessita para a regularização ambiental e fundiária contam com a sensibilidade do governador para promover essa regularização e a segurança jurídica do Estado”, frisou.
Aproximação com o Governo
O representante da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste (Aproest), Paulo Corazzi, reforçou que a reunião não foi apenas sobre pautas, mas também uma aproximação com o Governo do Tocantins. “A gente traz mais que uma pauta, uma oportunidade de mostrar o nosso apoio ao Governo do Estado”, enfatizou.