Durante a cerimônia que celebrou os 37 anos de criação do Tocantins, nesse domingo, 5 , o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, sancionou a lei que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Siqueira Campos. A mudança homenageia José Wilson Siqueira Campos, fundador do Estado e idealizador da capital.
Com mais de 25 quilômetros de extensão, a via é considerada a principal de Palmas, ligando a cidade de norte a sul. Em seu discurso, o prefeito destacou o simbolismo do ato. “Estamos apenas cumprindo a história. A Avenida Siqueira Campos nasce como a maior avenida dentro de um mesmo município no Brasil. Receber esse autógrafo de lei é motivo de emoção e gratidão. De onde estiver, sei que meu pai estará feliz. Nada mais emblemático do que sancionar esta lei no dia do aniversário do Estado, eternizando o nome de quem sonhou e construiu esta cidade”, afirmou.
Eduardo relembrou que a ideia de renomear a avenida surgiu há mais de uma década. “Nos idos de 2009 governava esta cidade Raul de Lustosa Filho. Ele decidiu enviar para o Legislativo Municipal uma lei que denominava a Avenida Teotônio Segurado como Avenida Siqueira Campos. A Câmara aprovou, mas não foi implementada à época, pois meu pai, tomado de emoção, fez uma resposta de punho, escrita em um cartão: ‘Recebo essa homenagem como reconhecimento por ter dado ao Tocantins este rosto jovem e moderno, a nossa querida Palmas. Agradeço, no entanto, deixo a adoção e implementação da presente medida para aquele que estiver na cadeira de prefeito quando eu tiver partido. Não me peçam para faltar à história.”
Pedido pela preservação de nomes históricos
Durante a solenidade, o prefeito também falou sobre a importância de manter os símbolos históricos do Estado.
“Ao sancionar esta lei, também toco num assunto que me incomoda, algo que incomodaria Siqueira Campos. Fui ao presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, e levei aos deputados estaduais um pedido do meu pai: não permitam que mudem o nome do Palácio Araguaia. O Estado é Tocantins e o Palácio é Araguaia. Sou muito grato aos deputados por homenagearem meu pai, mas peço que devolvam o nome original ao Palácio.”
Outras homenagens sugeridas
Eduardo também defendeu que outras figuras importantes da história tocantinense recebam reconhecimento. “O segundo governador deste Estado está vivo e merece ser homenageado também. Penso que a ponte que liga Palmas a Luzimangues não teria um nome melhor do que Ponte Moisés Nogueira Avelino.”
Homenagem com apoio do governo estadual
O governador Laurez Moreira participou da cerimônia e destacou o valor simbólico do gesto. “Ele sempre lutou pelo Estado. Homens assim merecem toda a homenagem.”
Teotônio Segurado continua sendo lembrado
O prefeito encerrou seu discurso lembrando que a homenagem ao pai não apaga a importância de Joaquim Teotônio Segurado, outro nome essencial na história do Tocantins. Eduardo ressaltou que o Paço Municipal, sede da Prefeitura de Palmas, já leva o nome de Teotônio Segurado, o que garante a preservação de sua memória e contribuição para a formação do Estado.