Agricultor que matou amigo a facadas durante discussão no interior do Tocantins é condenado a 14 anos de prisão

Agricultor que matou amigo a facadas durante discussão no interior do Tocantins é condenado a 14 anos de prisão
Foto: Divulgação

 

O Tribunal do Júri da Comarca de Natividade condenou nessa quinta-feira, 18 , Sebastião Monteiro do Nascimento, de 56 anos, pelo assassinato de seu amigo Berlindo Aves dos Santos, ocorrido na zona rural de Santa Rosa do Tocantins.

Segundo o processo, Sebastião e Berlindo passaram a noite bebendo juntos na residência da vítima. Pela manhã, os dois se desentenderam e, durante a discussão, Sebastião desferiu uma facada no peito de Berlindo, que morreu no local.

O agricultor foi denunciado dois anos após o ocorrido, mas fugiu da Justiça até ser preso em 2017. Em 2018, foi levado a júri, mas recorreu às instâncias superiores. A decisão final confirmou o júri em 2021, ano em que ele desapareceu novamente, sendo intimado por edital. Em 2024, o julgamento finalmente foi realizado.

Defesa e decisão do júri

A defesa alegou que Sebastião agiu em legítima defesa e pediu que o crime fosse considerado cometido em violenta emoção, sem as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Os jurados, no entanto, decidiram que o assassinato ocorreu por motivo fútil e de maneira que impediu a reação de Berlindo.

Sentença

O juiz William Trigilio da Silva definiu a pena inicial em 12 anos, aplicando as agravantes, elevando a pena para 14 anos em regime fechado. Devido à gravidade do crime, o magistrado determinou que Sebastião fosse preso imediatamente, sem direito a recorrer em liberdade.

O condenado ainda pode apresentar recurso ao Tribunal de Justiça.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias