Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para análise da Comissão de Finanças

Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para análise da Comissão de Finanças
Foto: Koró Rocha

 

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), encaminhou à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nessa terça-feira, 16, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. A proposta foi enviada à Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Segundo o governo, a LDO estabelece normas para a elaboração e execução do orçamento estadual, define metas e prioridades da administração pública e trata de alterações na legislação tributária. O projeto também prepara o caminho para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalhará os valores destinados a cada Poder e órgão após a aprovação da LDO.

A estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins para 2026 é de R$ 78,3 bilhões, indicando um crescimento de 11,47% em relação à projeção de 2025. A Receita Corrente Líquida (RCL) para o próximo ano está prevista em cerca de R$ 15,8 bilhões.

Remanejamento de recursos e previdência

O projeto permite que o Executivo realize remanejamentos de recursos em até 30% de cada esfera da LOA 2026, por meio de créditos suplementares abertos por decreto.

Também reserva um percentual mínimo de 7% da receita geral do Tesouro, excluídas deduções, para cobrir o déficit da Previdência Estadual: 5,4% para servidores civis, 1,42% para pensionistas e inativos militares e 0,18% para servidores civis de outros Poderes e órgãos.

Prazos para emendas e votação

Após a escolha do relator na Comissão de Finanças, os membros terão oito dias para apresentar emendas. Em seguida, o relator terá até 15 dias para emitir parecer, que será submetido ao colegiado. Depois desse processo, o projeto da LDO seguirá para votação em plenário na Aleto.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias