Na manhã desSa sexta-feira, 12, foi realizada a segunda edição do Mutirão Pop Rua Jud, que reuniu serviços essenciais gratuitos voltados a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com apoio do Governo do Estado e de outras instituições. O evento acontece das 7h às 18h na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Quadra 1.306 Sul, em Palmas.
O governador Laurez Moreira destacou a necessidade de união entre órgãos públicos para atender quem mais precisa. “Esse mutirão é exemplo de compromisso com a cidadania e a dignidade. Nosso estado cresce economicamente, mas ainda temos pessoas em grande dificuldade. É com elas que o poder público deve se preocupar. Queremos que as políticas públicas cheguem a todos”, disse.
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou o papel do Judiciário. “O Mutirão Pop Rua Jud é mais do que um evento de serviços gratuitos, é um compromisso com a sociedade. Em momentos como este, quando há o encontro direto com a população em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica, o Poder Judiciário reafirma sua missão de servir, ouvir, acolher e ser agente de transformação”, afirmou.
A coordenadora do Comitê Estadual do Pop Rua Jud, desembargadora Ângela Prudente, frisou a importância da ação. “É muito importante estarmos promovendo o 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins, que consolida a política nacional e estadual de atenção às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Este é um ato de justiça e cidadania para garantir direitos fundamentais. Portanto, estamos comprometidos com uma justiça mais inclusiva e humanizada”, pontuou.
O juiz Marconi Marinho Pimenta, do Comitê Nacional de Justiça do Pop Rua Jud, também destacou o caráter solidário da iniciativa. “Esta ação do CNJ, em parceria com o TJTO, é marcada pela solidariedade, partilha e amor pelo ser humano. Criamos um equipamento onde as pessoas possam ter assistência em diversas áreas, sendo acolhidas e encaminhadas para as suas demandas. Ações como esta nos tornam mais fortes e mais humanos. É uma nova justiça que se apresenta: a de acolhimento”, disse.
Serviços oferecidos
-
Saúde: consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos, mamografias, aferição de pressão, fisioterapia, auriculoterapia e orientações preventivas.
-
Documentação: emissão de RG, CPF, título de eleitor, 2ª via de certidões, certificado de reservista e atualização no CadÚnico.
-
Assistência jurídica e social: atendimentos da Defensoria Pública, conciliações, defesa previdenciária, trabalhista e migratória, além de orientações sobre benefícios do INSS.
-
Educação em direitos e oficinas: direitos humanos, prevenção à violência doméstica, educação ambiental, prevenção ao endividamento e dependência química.
-
Outros atendimentos: serviços de beleza, bem-estar, assistência veterinária para pets, varal solidário, kits de higiene e até casamento comunitário.
Instituições parceiras
O mutirão é resultado do trabalho conjunto de várias entidades públicas e privadas, como Governo do Tocantins (Seciju e Setas), Prefeitura de Palmas, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Tocantins, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, OAB/TO, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), entre outras.