Tocantins se mantém como terceiro maior produtor de arroz do país e amplia exportações

 

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).   O arroz é uma das culturas mais importantes do agronegócio tocantinense, abastecendo o mercado interno e atendendo à demanda das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o país produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentradas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse contexto, o Tocantins se destaca como fornecedor estratégico do grão.

O governador Wanderlei Barbosa afirma que o resultado reflete os investimentos do governo estadual em infraestrutura e suporte ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destaca a importância das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, afirmou.

A maior parte da produção está concentrada na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.   Em 2024, a produção continuou em crescimento: nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, consolidando sua posição no mercado nacional.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias