MPTO recomenda que Peixe realize concurso para agentes de saúde com prazos definidos

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Peixe, recomendou à prefeitura da cidade que realize um concurso público para contratar agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A recomendação foi enviada na quarta-feira, 23. Segundo o documento, o município deve publicar o edital do concurso […]

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Peixe, recomendou à prefeitura da cidade que realize um concurso público para contratar agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A recomendação foi enviada na quarta-feira, 23.

Segundo o documento, o município deve publicar o edital do concurso em até 60 dias. As provas precisam ser realizadas no máximo 120 dias após essa publicação. Além disso, o resultado final deve ser homologado e os aprovados devem ser chamados até 180 dias depois da divulgação do edital.

Essa recomendação do MP surgiu após a Promotoria investigar a situação e descobrir que o município estava contratando profissionais temporários para esses cargos. O problema é que esses postos devem, por lei, ser preenchidos por meio de concurso público.

Contratações temporárias devem ser exceção

O MPTO também orientou que, caso haja necessidade de continuar com contratações temporárias, elas devem ser feitas apenas em situações muito específicas e com justificativas claras. A ideia é garantir que os serviços de saúde não parem enquanto o concurso não é concluído.

Prefeitura deve responder até o início de agosto

A prefeitura de Peixe tem até o começo de agosto para dar uma resposta oficial sobre o que pretende fazer diante da recomendação. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Mateus Ribeiro dos Reis.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias