Nos dias 23 e 24 de agosto, o Governo do Tocantins promoveu mutirões de cirurgias eletivas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Ao todo, 25 pacientes foram beneficiados nas especialidades de ortopedia e otorrinolaringologia, por meio do PAGH-Cirúrgico, programa gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
“Temos equipado as unidades e valorizado os profissionais para que as cirurgias eletivas ocorram de forma constante e atendam o maior número de pessoas possíveis. Com isso levamos qualidade de vida para a população, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O médico ortopedista Paulo Victor Dias Almeida destacou os procedimentos realizados: “Foram feitos procedimentos diversos com pacientes com fraturas de pé, clavícula, tornozelo, fêmur, entre outros. A maioria deles recebe alta no mesmo dia da cirurgia e, com isso, damos rotatividade aos leitos, além da qualidade de vida para os pacientes atendidos”.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, reforçou: “Já é o segundo final de semana seguido que o HGP faz mutirões de cirurgias ortopédicas. Nosso objetivo é reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde”.
Mutirão de otorrinolaringologia em Araguaína
No HRA, sete crianças passaram por adenoamigdalectomia, cirurgia que remove amígdalas e adenóides. O cirurgião Daniel Nunes comentou: “É maravilhoso poder ajudar de forma tão impactante a vida dessas crianças, porque sei o sofrimento que as famílias enfrentam na espera pela cirurgia. A partir de agora, elas terão uma vida melhor, dormindo com mais qualidade e livres das infecções de garganta”.
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, informou que já foram realizados mutirões no primeiro semestre e que outro está agendado para o próximo mês. “Nosso objetivo é atender cada vez mais as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde”.
Dados sobre cirurgias eletivas
Desde outubro de 2021, mais de 57 mil pessoas foram atendidas em cirurgias eletivas pelo Governo do Tocantins. Só em 2024, mais de 17 mil pacientes receberam atendimento, e neste ano, mais de nove mil foram beneficiados. As cirurgias são realizadas em hospitais estaduais, municipais conveniados e na rede particular contratualizada.
PAGH-Cirúrgico
Regulamentado pela Lei nº 4.626/2025, o PAGH-Cirúrgico busca compensar profissionais que atuam em cirurgias eletivas e de urgência hospitalar programada. O programa visa ampliar a oferta de cirurgias, melhorar a qualidade do atendimento e reduzir a demanda reprimida.
O pagamento é feito exclusivamente a profissionais da rede estadual, custeado pelo Sistema Único de Saúde, e contempla cirurgias realizadas fora da jornada regular, como finais de semana, feriados e períodos noturnos, desde que atendam aos critérios da legislação.