Novo lote do PIS/Pasep libera abono para nascidos em julho e agosto

 

A partir desta segunda-feira, 16 , os trabalhadores que têm carteira assinada, nasceram em julho ou agosto e receberam até dois salários mínimos em 2023 podem acessar o valor do abono salarial referente ao ano-base 2023. O saque pode ser feito por meio do Portal Gov.br. O benefício faz parte do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

A Caixa Econômica Federal deve liberar pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês para os trabalhadores com direito ao benefício. O calendário com as datas de pagamento foi definido no fim de 2023 e leva em consideração o mês de nascimento do beneficiário. Os pagamentos começaram em fevereiro e seguirão até o dia 15 de agosto. É possível consultar a situação do benefício por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Neste ano, cerca de R$ 30,7 bilhões serão destinados a trabalhadores que se enquadram nas regras. De acordo com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), aproximadamente 25,8 milhões de pessoas têm direito ao abono: 22 milhões da iniciativa privada receberão o PIS, enquanto 3,8 milhões de servidores públicos, funcionários de estatais e militares terão acesso ao Pasep.

Calendário é dividido conforme o mês de nascimento

O PIS é pago pela Caixa e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Os pagamentos seguem um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento do trabalhador, e ocorrem em seis etapas. Os saques devem ser realizados até 29 de dezembro de 2025. Depois dessa data, quem não tiver retirado o valor deverá aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho para ter acesso ao benefício.

Regras para ter direito ao abono

Para receber o abono, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base de 2023, com média mensal de até dois salários mínimos. Além disso, é obrigatório que os dados do trabalhador tenham sido corretamente informados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias